Sindicato participa de seminário no Ibama sobre IN 02/2017

A convite do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Sindag participou no dia 26 de julho do seminário Interpretação da Instrução Normativa (IN) n° 02/2017, que trata da avaliação de risco dos produtos químicos para abelhas. O sindicato aeroagrícola foi representado no evento pelo assessor parlamentar José Cordeiro de Araújo e o encontro serviu para o Instituto explicar o funcionamento da Instrução, que está em vigor desde fevereiro.

A IN 02/2017 refere-se à avaliação de ingredientes ativos ainda não registrados no Brasil em produtos técnicos, pré-misturas ou formulações. Mas abrange também os ingredientes ativos submetidos à reavaliação e novos processos de novos produtos formulados à base de ingredientes ativos já submetidos à avaliação de risco para polinizadores. O seminário teve ainda o lançamento do Manual de Avaliação de Risco de Agrotóxicos para Abelhas, que detalha a aplicação da norma.