Sistema de drone de resgate de associada do Sindag protege praia de SC

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina começou a utilizar neste verão o drone com o sistema de salvamento aquático desenvolvido pela empresa gaúcha SkyDrones Tecnologia Aviônica S/A, associada ao Sindag. O equipamento entregue em julho começou a ser testado na praia de Itajaí. Trata-se do SAR Tube – que consiste do software, sistema de lançamento e da boia que infla automaticamente em contato com a água, servindo de suporte para a vítima em risco de afogamento, enquanto o resgate está a caminho.

A principal vantagem do sistema é a capacidade de localizar e se aproximar rapidamente e imediatamente prestar a primeira assistência para que a pessoa não se afogue. A SkyDrones doou o sistema aos bombeiros catarinenses e o instalou no drone da corporação.

A entrada em funcionamento da ferramenta cobrindo as praias de Itajaí foi destaque na edição da última quinta-feira do Diário Catarinense (veja abaixo), o principal jornal do Estado.

O sistema SAR Tube também já equipa um drone dos bombeiros do Rio Grande do Sul e outro da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (também doados pela SkyDrones). No caso de São Paulo, o equipamento da SkyDrones realizou em fevereiro de 2018 o primeiro salvamento no Brasil com o equipamento.

OUTRAS FRENTES

A empresa porto-alegrense já vendeu o SAR Tube para a Alemanha (22 aparelhos para a Cruz Vermelha) e entregou equipamentos também para a Disney (para seus navios de cruzeiro), nos Estados Unidos, e para um hotel de luxo na Jamaica.

A SkyDrones desenvolve soluções em aparelhos não-tripulados para a agricultura (tanto para pulverização e quanto para geração e processamento de imagens multiespectrais), segurança pública, monitoramento de redes elétricas e diversas outras finalidades. Além de ser a primeira empresa de drones no mundo filiada a uma entidade aeroagrícola, é também considerada Empresa Estratégica pelo Ministério da Defesa.