Sistema de salvamento da SkyDrones é destaque um publicação internacional sobre busca e resgate

A SkyDrones Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre/RS e associada ao Sindag, ganhou destaque na edição de março da revista inglesa AirMed & Rescue, devido ao sucesso do seu sistema SAR Tube, que equipa drones para o auxílio direto a pessoas em risco de afogamento. Especializada no uso de aeronaves em operações de busca e salvamento, a revista lembra que a empresa gaúcha se tornou no ano passado uma das primeiras no mundo a salvar uma pessoa na água usando um aparelho não-tripulado – foi no resgate de um kitesurfista, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.

“Embora isso possa parecer uma missão simples, só foi possível devido ao trabalho que a SkyDrones fez para tornar isso possível. Um dos fatores foi a solução de dispositivo de flutuação pequeno e leve o suficiente para não afetar o manuseio do UAV (especialmente importante com drones menores, mais baratos e mais seguros)”, assinala a reportagem, nas páginas 37 e 38 da publicação (38 e 39 no link abaixo).

A revista conversou com o diretor da SkyDrones, Ulf Bogdawa, que explicou o funcionamento do sistema SARtube, com uma boia pequena, mas que infla automaticamente em contato com a água. “Desenvolvemos um sistema que pode ser usado com drones modelos Phantom 4, Inspire 1 e 2. Outras plataformas podem ser desenvolvidas a pedido”, assinala. A revista AirMed & Rescue tem mais de 24 mil assinantes pelo mundo (e provavelmente muitos mais leitores na versão digital).

O sistema de resgate da SkyDrones estrou em operação neste verão nas praias de Santa Catarina. O SARtube também já equipa um drone dos bombeiros do Rio Grande do Sul e outro da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (que fez o resgate real no ano passado). Além disso, a empresa porto-alegrense já vendeu o SAR Tube para a Alemanha (22 aparelhos para a Cruz Vermelha) e entregou equipamentos também para a Disney (para seus navios de cruzeiro), nos Estados Unidos, e para um hotel de luxo na Jamaica.