SkyDrones cria sistema de resgate acoplável a drones pequenos

A SkyDrones, de Porto Alegre, apresentou em Goiás, na última semana, um sistema para resgate de vítimas de afogamento adaptável a drones pequenos. Segundo o CEO da empresa, Ulf Bogdawa, a iniciativa foi para atender a uma demanda apresentada pelos bombeiros de Santa Catarina durante o Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (Cibe Brazil), ocorrido em Goiânia/GO. Segundo o representante da SkyDrones, os bombeiros comentaram que têm um drone pequeno, que é ótimo para uma série de missões, inclusive localizar e se aproximar de uma pessoa se afogando. “Mas não era capaz de levar uma boia devido ao peso, o que gerava uma certa angústia, já que se estava tão próximo sem poder fazer mais com a mesma rapidez”.

A solução veio em uma semana, com ajuda de um contato na Alemanha, de uma empresa que havia desenvolvido uma boia auto inflável. “O sistema dela faz com se infle automaticamente quando cai na água e pesando pouco mais de 200 gramas”. A partir daí a SkyDrones desenvolveu em poucos dias um software e um sistema adaptado ao trem de pouso do aparelho, pelo qual, uma vez localizado o “alvo”, o drone vai automaticamente até a vítima e libera a boia sobre ela.

“Foi uma solução simples, mas que pode fazer toda a diferença em situações de resgate daqui para frente”, comemorou Bogdawa.

Confira o vídeo do primerio teste do sistema, realizado em Goiás: