Só no RS, o agro sustenta 45% do PIB, em um cenário de safra recorde no País

“Só no RS, o agro representa de forma direta em torno de 45% do Produto Interno Bruto. Mais de 60% das exportações do Estado em 2016 vieram deste estratégico setor.”  A declaração do secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, está no artigo dele publicado esta semana no jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Com o título E se não fosse o agro?, Polo – que preside o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) – faz referência também à safra históricas de grãos Estado e no Brasil, anunciadas na quinta-feira (dia 9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a Conab (veja AQUI o relatório), a perspectiva da produção nacional foi elevada para 222,9 milhões de toneladas, um aumento de 19,5% ou 36,3 milhões de toneladas frente à safra passada. No RS, a projeção da safra de grãos, incluindo o trigo, cultura de inverno, é de 33,41 milhões de toneladas.

FEIRAS

As informações foram anunciadas com destaque na Expodireto/Cotrijal, que começou na última segunda-feira e termina hoje, em Não-Me-Toque/RS. O Sindag esteve presente na feira, que é a segundo entre os cinco principais eventos do País no agronegócio e reuniu expoentes do mercado e diversas autoridades federais e do Estado.

A primeira do roteiro nacional foi a Show Rural Coopavel, mês passado, em Cascavel/PR. As próximas três serão a Tecnoshow Comigo, de 3 a 7 de abril, em Rio Verde/GO; a Agrishow, de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP (veja AQUI como participar do Pavilhão da Aviação Agrícola), e a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães/BA, que vai de 30 de maio a 3 de junho.

E, depois de todas, ainda teremos o Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano, em Canela/RS, quando o setor aeroagrícola continental (incluindo Estados Unidos) vai aterrissar na Serra Gaúcha.