Sucesso do Congresso da Aviação em destaque na AgAir Update

O sucesso do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, ocorrido em Maringá/PR, é destaque na edição de setembro da revista AgAir Update (veja abaixo edição eletrônica). Além de duas páginas fazendo a social com diversas fotos do evento, a revista dedica outras duas com o balanço (mais do que positivo) do Sindag sobre o evento. Com destaques para a maior abrangência do evento e maior articulação do setor – por exemplo, com o lançamento do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag).

Sem falar no recorde de participação de expositores (89), as 356 palestras e debates e a presença de 2,1 mil pessoas – entre elas, a própria governadora do paraná, Cida Borghetti. E outras novidades, como a aproximação entre a indústria de drones e o setor aeoragrícola. A matéria fala também das homenagens do Jantar da Aviação Agrícola, que desde 2017 marca o fechamento do evento – este ano com a medalha Mérito Aviação Agrícola dedicada a Leland Snow (projetista, pioneiro do setor e fundador da Air Tractor) e o agrônomo Yazuso Oseki, que foi considerado uma das maiores autoridades sobre o setor aeroagrícola no País. Ambas homenagens póstumas.

O congresso é mencionado também no artigo papo de Cabine, do editor Bill Lavender, participante assíduo dos encontros promovidos pelo Sindag. Ele cita a edição paranaense como “provavelmente um dos melhores que eles fizeram, em todos os muitos anos nos quais participei”. A revista também dedica uma página à percepção da empresa Travicar, que cinta o Congresso como “reconhecidamente um dos maiores eventos mundiais do setor”, tendo como pontos fortes os debates, palestras, vitrine de ideias e participação de entidades e profissionais do ramo.

A AgAir Update de setembro também tem reportagem sobre os treinamentos realizados em São Paulo, entre empresas aeroagrícolas e bombeiros para combate a incêndios florestais. Ação que envolveu a Imagem Aviação Agrícola e Pachu Aviação Agrícola, dentro de contratos com a Defesa Civil do Estado para esse tipo de operação. Sem falar nas colunas do consultor Marcelo Drescher e da piloto Juliana Torchetti Coppick, entre outras matérias.