Imprensa

Tecnologia aeroagrícola em destaque no canal Terra Viva

/ /

   “Não queira ver uma greve de pilotos agrícolas”. A brincadeira do agrônomo e doutor em tecnologias de aplicação Henrique Borges Neves Campos foi durante a conversa no quadro Entrevista da Semana, do canal Terra Viva, da Rede Bandeirantes, para reforçar a importância da aviação agrícola na agricultura e na economia do País. Colunista do Sindag e sócio-fundador da empresa Sabedoria Agrícola – Sabri, Campos conversou com a jornalista Lilian Munhoz sobre a importância dos produtores usarem ferramentas adequadas e corretamente dimensionadas para a proteção de suas lavouras.

   E, dentro da aviação agrícola – que ele destacou como imprescindível a uma boa produtividade, o especialista abordou a inovação do trabalho da Sabri nos ensaios de faixa de aplicação para o ajuste fino e correta regulagem dos equipamentos, algumas vezes com ganho de 20% no rendimento. A Sabri é uma startup incubada no compus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal. Para os ensaios (na chamada Clínica de Aviação agrícola), ela trouxe ao Brasil um equipamento desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), dos quais há apenas um no País (entre sete existentes).

   Além da qualificação das operações, o serviço tem despertado interesse dos operadores aeroagrícolas também porque a Sabri fornece laudo dos ensaios e ajustes. O que acaba sendo um diferencial para as empresas frente aos clientes.

Confira abaixo a íntegra da entrevista: