Tecnologia aeroagrícola em evento do arroz no RS

As tecnologias aeroagrícolas estão à mostra a partir de hoje no estande do Sindag na 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que vai até sexta (23), na Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Cacheirinha/RS. Este ano pela primeira vez o sindicato aeroagrícola está integrando as Vitrines Tecnológicas – o roteiro técnico da programação, com apresentações diárias para comitivas de visitantes (agricultores, técnicos, autoridades e empresários). Entre as pessoas que passaram pelo estande nessa manhã estava o embaixador da Nigéria no Brasil, Christopher John Nonyelum Okeke. Ele conversou com o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, sobre o panorama da aviação agrícola no País.

Até sexta-feira (dia 23), os grupos estarão sendo atendidos pela equipe do Sindag, com palestras do consultor Eugênio Schröder sobre o histórico e panorama da aviação agrícola e apresentações de tecnologias de bicos, sistema DGPS e outras tecnologias. Além da apresentação de um drone de pulverização.

O Brasil tem a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo, com 2.115 aeronaves – conforme estudo divulgado esta semana pelo Sindag. O Rio Grande do Sul é o Estado com a segunda maior frota (427 aeronaves) e o maior número de empresas prestadoras de serviços aeroagrícolas para produtores (77) entre as 244 existentes no País. Boa parte desses números associados à importância do avião na produção do arroz, do qual o Estado é o maior produtor nacional.

SINDAG NA ESTRADA

Além da participação na programação geral do evento, o Sindag terá ainda nesta quinta (dia 22) uma tarde só para associados, com a 11ª edição do Sindag na Estrada. A reunião vai ocorrer na sede administrativa do Irga, dentro da Estação Experimental, com início às 16 horas. A pauta terá apresentações e debates sobre os cenários regional e nacional da aviação agrícola e ações para o Rio Grande do Sul. O fechamento será com happy hour para os participantes.

Sindag na Estrada é uma iniciativa do sindicato aeroagrícola para levar qualificação aos operadores e otimizar a comunicação do setor com a sociedade, incentivando ações proativas regionais. Isso além de promover a integração entre os operadores e profissionais aeroagricolas e aproximá-los do Sindag.

A primeira rodada de encontros ocorreu no ano passado, com um roteiro que começou em abril em Passo Fundo/RS e passou também por Campo Grande/MS, Ribeirão Preto/SP, Alegrete/RS e Londrina/PR. A ação faz parte do projeto Aviação Agrícola 2020, que é uma iniciativa do Sindag e conta com patrocínio da Syngenta.

Consultor Eugênio Schröder apresenta o setor aos visitantes

Palestras técnicas

Equipe técnica no estande do Sindag

Tecnologia de drones