Imprensa

Tecnologias e comunicação em foco na Convenção da NAAA

/ /

    O presidente do Sindag, Júlio Kämpf e o diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle, iniciaram oficialmente nessa segunda-feira (3) a participação do sindicato aeroagrícola brasileiro no maior evento aeroagrícola do mundo, em Reno, no estado norte-americano de Nevada. A Convenção da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) segue até quinta (6), no Reno-Sparks Convention Center.  No primeiro dia, os dirigentes brasileiros acompanharam uma maratona de apresentações de resultados de pesquisas de universidades e instituições como o próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Apresentações do primeiro dia foram sobre pesquisas de tecnologias

    Entre as novidades apresentadas no primeiro dia estavam desde um sistema eletrônico que permite o piloto alterar o ajuste dos bicos durante o voo até testes de deposição e ajustes de equipamentos para drones de pulverização e asas rotativas. Isso passando por avaliações de largura de faixa efetiva e ajustes de equipamentos para melhorar o padrão de deposição; desenvolvimento de sistema para medir fluxo em tempo real, durante aplicações de sólidos, e desenvolvimento de um sensor ópticos para detecção de deriva, entre outras inovações.

COMUNICAÇÃO

    Nessa terça, segundo dia de Convenção, o foco das apresentações será a comunicação com o público e estratégias de aproximação com a sociedade. As palestras vão se debruçar também sobre o esforço dos operadores e das instituições nas relações políticas e governamentais para que o ambiente regulatório não acabe engessando o setor.

    Serão quatro palestrantes de alto nível:

    O vice-presidente do Grupo de Comunicações Digitais da Porter Novelli, Anthony LaFauce, especialista em gerenciamento de crises a partir das redes sociais; o estrategista Glenn LeMunyon, presidente do LeMunyon Group (que atua com relações governamentais), e Steve Powell, presidente da Solum Consulting, empresa especializada em gerenciamento de questões agrícolas e comunicação estratégica. A outra estrela desta terça é Steve Savage, da CropLife Foundation e PopAgriculture Podcast, que trabalha com ações para mostrar como as tecnologias de proteção de cultivos são necessárias à sustentabilidade econômica e ambiental.

ESTANDE

    A participação do Sindag faz parte de um acordo de aproximação com a associação norte-americana, firmado em 2016, durante o congresso aeroagrícola brasileiro em Botucatu/SP. O que inclui a disponibilização de um estande, onde o Sindag está apresentando este ano o projeto Aviação Agrícola 360°, do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag). A iniciativa que usa realidade virtual como ferramenta para apresentar o setor à sociedade está sendo mostrara ao público norte-americano a título de troca de experiências.

    Além do estande na mostra de tecnologias da Convenção da NAAA, Kämpf e Colle também estão mantendo contatos com expositores locais (convidando-os para o próximo congresso brasileiro do ano que vem, em Sertãozinho/SP) e visitando as emrpesas brasileiras que participam da feira (como a paranaense Zanoni Equipamentos e a gaúcha Travicar Tecnologia Agrícola.

Apresentações do primeiro dia foram sobre pesquisas de tecnologias

Apresentações do primeiro dia abordaram pesquisas de tecnologias

Apresentações do primeiro dia foram sobre pesquisas de tecnologias