Últimos dias para participar de consulta da Anvisa sobre uso de glifosato

Termina nessa quinta-feira (6) o prazo para participar da consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso de glifosato no Brasil. A entidade lançou a consulta para apresentar a minuta de Resolução de Diretoria Colegiada – RDC a ser publicado com a reavaliação do produto. A ideia da Anvisa é elevar a classificação toxicológica do glifosato, embora a própria agência admita que não haja evidências suficientes que comprovem que o produto é responsável por mutações, câncer, malformação congênita, e outros perigos para as pessoas – baseado em testes feitos com animais.

O Sindag está chamando os associados a participar e o mesmo está sendo feito pelas outras entidades do agronegócio junto a produtores, fornecedores e prestadores de serviço às lavouras. A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) chegou a editar um manual prático para auxiliar a responder o formulário da Consulta Pública – clique AQUI para acessar.

O produto é usado no País desde a década de 1970, principalmente no plantio direto e para dessecar a área e garantir palhada a nova lavoura