Uma aula de aviação para os pequenos na Aero Agrícola Solo

2221   A empresa Aero Agrícola Solo, de Paranapanema/SP, recebeu na última quarta-feira (19) a visita de 17 crianças de uma turma de Educação infantil da Campos de Holambra Escola Cooperativa de Educação Básica. Os pequenos queriam aprender como funcionava o avião e foram recebidos pelo sócio-gerente da Solo, Alberto Marques Monteiro do Nascimento. A explicação foi lúdica “até por se tratava de crianças na faixa dos três anos”, explica o empresário. “Eles queriam entender como uma coisa tão pesada podia voar.”

As crianças foram recebidas pelo empresário Alberto Nascimento…

Nascimento também falou às crianças sobre o trabalho com o avião agrícola – “o tratamento das lavouras dos pais delas (são todas filhas de agricultores), semeadura de pastagem e até de florestas”.  A visita foi a pedido da professora, pelo interesse dos pequenos no avião. “Ela também me pediu se eles podiam soltar pipa na área da empresa. Claro que sim.” Nascimento conta que seguidamente as duas escolas do distrito (a outra é um estabelecimento municipal) visitam a empresa para alguma atividade, não necessariamente ligada e seus aviões.

… e tiveram uma aula básica (e lúdica) sobre como funciona o avião

“Por exemplo, uma professora de ciência pediu para usar o espaço da pista para experiências com minifoguetes (de ar comprimido)”, comenta. Nesse caso, foi possível por que era um dia sem operações. O diretor da Solo destaca ainda que esse entrosamento com a comunidade é muito importante para o setor.

Criada em 1983, a Solo Aero Agrícola fica no distrito de Campos de Holambra, no interior do município. O local também é conhecido como a colônia holandesa de Paranapanema, ou Holambra II, formada a partir de 1960 – depois da colônia Holambra I, iniciada em 1948 e que deu origem ao município de Holambra (a cerca de 300 km de distância).