Unicruz e Sindag alinham próximos passos para pequisas aeroagrícolas

A Universidade de Cruz Alta (Unicruz), no Rio Grande do Sul, deve selecionar nos próximos dias o primeiro aluno ou aluna bolsista de pós-graduação dentro do convênio para pesquisas estabelecido em março entre a instituição e o Sindag. O estudo voltado para tecnologias de aplicação aérea contará com apoio de empresas de aviação agrícola e/ou drones, associadas ao sindicato. Esse foi um dos temas tratados na reunião ocorrida dia 4, entre o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e o coordenador da Área Experimental da Unicruz e professor do Curso de Agronomia da instituição, Maurício Pasini.

Pasini e Colle visitaram a área experimental onde ocorrerão as pesquisas da universidade

O encontro ocorreu em Cruz Alta e abordou também a articulação para inclusão da cadeira abordando aviação agrícola na universidade, além de cerca de 20 tipos de testes sobre aplicação aérea que devem ser feitos nos próximos meses, na Área Experimental da Unicruz – também com apoio de associadas ao Sindag. Colle aproveitou também para visitar a empresa KNA/Nativa Aviação Agrícola, uma das associadas engajadas na iniciativa.

Diretor do sindicato aeroagrícola também esteve na KNA/Nativa

EDITAL DE PESQUISAS

O acordo para as pesquisas havia sido assinado durante a 20ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, também no noroeste gaúcho. Tanto a universidade quanto o sindicato aeroagrícola voltam para a feira em março do ano que vem, com o balanço do primeiro ano do convênio. Antes disso, Pasini deve lançar em novembro um edital de seleção de pesquisas para outra frente de divulgação de trabalhos acadêmicos sobre aviação em lavouras: o Fórum Científico que ocorre dentro do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que terá sua segunda edição em julho de 2020.

O evento do ano que vem será em Sertãozinho/SP. A cidade é a mesma que recebeu o Congresso e o Fórum deste ano, onde houve ficou definido foco inicial em estudos que ajudem a combater estereótipos contra o setor, atestando a segurança e eficiência das aplicações aéreas.