Vereadores visitam aeroagrícola e granja para aprender sobre o setor primário

Um grupo de 13 vereadores do município de Rio Grande visitaram na última quinta-feira (19) a Granja 4 Irmãos, em Rio Grande, e as instalações da empresa Taim Aeroagrícola. A visita fez parte das discussões em torno do Projeto de Lei Municipal (PL) 69/2017, que tramita na Câmara de Vereadores e pretende instituir o Plano de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Município. Os parlamentares foram recebidos pelo diretor agrícola da 4 Irmãos, Jorge de Barros Iglesias, e outros dirigentes da granja.

Na Taim (cujas instalações ficam na mesma área), o anfitrião foi o sócio-gerente da empresa Alan Sejer Poulsen. “Na parte aeroagrícola, eles puderam conferir o pátio de descontaminação, as rotinas de segurança da empresa e a tecnologia embarcada, além da formação exigida do pessoal. Pelo menos a maioria saiu com uma outra visão da aviação agrícola”, ressalta Poulsen.

DEBATES

De iniciativa da prefeitura, o PL69/2017 vinha sendo elaborado desde 2015 e vem sendo discutido o final do ano passado, depois que o setor produtivo e entidades como a própria Corsan protestaram por não terem sido ouvidos durante sua construção. Em vista disso, o texto com 52 artigos – que preveem, por exemplo, restrições a lavouras e monitoramentos complexos de corpos hídricos, passou a ser considerado uma minuta e vem sendo debatido em audiências públicas. Paralelamente, as entidades estão empenhadas em conscientizar os vereadores e a sociedade sobre a realidade e importância do setor primário local.

Essa foi a segunda visita de esclarecimento sobre as rotinas no setor agrícola para autoridades locais. Na primeira, há cerca de um mês, o público foi o prefeito Alexandre Lindenmeyer, os secretários municipais de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, de Desenvolvimento Primário, Eduardo Morrone, entre outros membros do Executivo local. Na ocasião, eles foram recebidos também pelo coordenador regional do Irga, André Barros Matos, e o representante local a Federarroz, Frederico Costa, que também integram das ações de conscientização.

Na base da Taim Aeroagrícola, o grupo de vereadores viu de perto a tecnologia e as normas de segurança seguidas pelo setor

Representantes da Câmara Municipal estiveram nas instalações da Granja 4 Irmãos para ver como é a produção e as ações de boas práticas da empresa