12 de setembro de 2023

EUA: Aviação agrícola foi fundamental contra o fogo na Louisiana

Estado norte-americano teve uma das piores temporadas de incêndios de sua história, atingindo nível máximo no Monitor de Secas da Universidade de Nebraska

A aviação agrícola foi fundamental, no último mês, no combate a focos de incêndios florestais no estado norte-americano da Louisiana. Os flagrantes das operações incluem o vídeo da semana passada captado do helicóptero da polícia da cidade de Bell City e repercutido pela NAAA (confira abaixo). A cena mostra uma aeronave Air Tractor  uma empresa local da região (no caso, a O’Brien Flying Service, da cidade vizinha de Iowa) agindo diretamente no combate às chamas.

A empresa aeroagrícola também havia sido destaque nas imagens do canal local KPLC TV (confira AQUI). Foi em uma reportagem no dia 2 de setembro (atualizada no domingo, dia 3), sobre incêndios que havia interrompido estadas no interior de Bell City. A emissora (parceira do Canal Fox/ABC) exibiu o sobrevoo do avião agrícola sobre a área.

FOCOS

A Louisiana fica no sudeste norte-americano e tem uma área equivalente a menos de 60% do Estado de São Paulo. Em agosto, ela havia registrado quase 450 incêndios florestais. Um “número sem precedentes”, segundo o Departamento Estadual de Agricultura e Florestas. A situação é fruto de uma temporada de calor também sem precedentes, conforme o Serviço Meteorológico Nacional na cidade de Slidell. De acordo com o Monitor das Secas da Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL), 31,85% da Louisiana ainda está sob “Seca Excepcional” (nível 5 de 5). A última vez que esse nível havia sido atingido foi durante a grande onda de calor de 2011.

A taxa de incêndios por dia no último mês chegou a uma média de 21 novos focos por dia e mais de 70% do território do Estado terminou o mês em condições de seca severa. “Ninguém vivo na Luisiana jamais viu essas condições”, comentou governador John Bel Edwards. “Nunca esteve tão quente, tão seco, por tanto tempo”.

Edwards chegou a determinar em agosto a evacuação obrigatória de diversas comunidades. Oficialmente, o decreto de Estado de Emergência na Louisiana terminou no último sábado (dia 9), mas a proibição de queimadas ainda está em vigor.