13 de novembro de 2023

Boletim Econômico | INPC Aponta 0,12% em Outubro e 4,14% no Acumulado de 12 Meses

Confiram as Atuais Notícias dos Indicadores que Influenciam Direta e Indiretamente para a Formação do IAVAG

Indicadores de Destaque:

Câmbio: ↑ R$ 5,00 | Estimativa/2023

CPI: ↑ + 0,4% | Setembro/2023

Juros nos EUA = 5,25% a 5,50%

PIB nos EUA: ↑2,1% – 3ª Estimativa do 2º trimestre/2023

SELIC: = 11,75% | Estimativa/2023

Desemprego nos EUA:  ↑ 3,9% – outubro/2023

PIB do Brasil: ↑3,4% | 2º Trimestre/2023 – 2,89% | Estimativa para 2023

Petróleo WTI: ↑ 0,16% – US$ 77,29 | Contratos Futuros – 8h14

Petróleo Brent: ↑ 0,14%- US$ 81,54| Contratos Futuros – 8h14

Heating Oil: ↑ 3,11% – 2.8284 USD/GAL | Contratos Futuros -14h10

Etanol anidro: ↑ 1,16% – R$ 2,4826 | Média Semanal – SP

Etanol hidratado: ↓-0,96% – R$ 2,1857 | Média Semanal – SP

IAVAG de setembro: ↑+1,87%

IAVAG em 12 meses: ↑+1,74%

Dólar

Dólar opera em alta na manhã desta segunda feira após declarações do Presidente do Federal Reserve System (FED), Jerome Powell, na última semana, sobre a taxa de juros dos Estados Unidos (EUA), no qual Jerome ainda acredita que os juros no País ainda poderão avançar, dependendo dos dados de inflação a serem divulgados pelos próximos meses. À s 10h45 sua contação ganhava 0,55%, chegando a atingir o valor de R$ 4,9414.

As estimativas para a moeda norte americana ainda permanecem em R$ 5,00, de acordo com o relatório de mercado atualizado no dia 10 de novembro pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês)

O Índice de Preços ao Consumidor para Todos os Consumidores Urbanos (IPC – U) apresentou variação de 0,4% referente ao mês de setembro e 3,7% no acumulado de 12 meses. O índice de abrigo acusou maior contribuição para a formação do indicador de setembro.

Após o lançamento de outubro da taxa de desemprego nos Estados Unidos avançar para 3,9% e gerando apenas 150 mil empregos, a probabilidade de o índice de preços geral continuar declinado são maiores, pois a estabilidade nos juros do País vem contribuindo também para que a inflação recue.

Taxa de Juros – EUA

No dia 01 de novembro o Federal Reserve System (FED) optou novamente pela permanência dos juros nos EUA no patamar de 5,25% e 5,50%. Com a atividade econômica no País apresentando resultados dentro do esperado, incluindo a geração de empregos, que neste caso não poderá extrapolar aquém do esperado pois contribui para que os preços em geral voltem a subir, seu congelamento neste percentual vem gerando resultados positivos no combate à inflação do País.

As expectativas para a medidas monetárias nos EUA dependerão dos resultados sobre nível geral de preços, pois dependendo desses dados os juros no país poderá oscilar para mias ou para menos.

Desemprego – EUA

Em outubro a Taxa Nacional de Desemprego nos EUA acusou leve variação de 3,9%, com cerca de 150.000 mil empregos totais na folha de pagamentos, não considerando o setor agrícola. As principais áreas que mais geraram empregos neste período foram as de saúde, governo e assistência social.

PIB – EUA

De acordo com o Bureau of Economic Analysis (BEA), o Produto Interno Bruto (PIB) no 2º trimestre, sendo a 3º estimativa deste trimestre, nos EUA aumentou 2,1% em sua taxa anual. Seu ganho real provém dos aumentos no investimento fixo não residencial, nos gastos dos consumidores e nos gastos dos governos estaduais e locais, parcialmente compensados por conta da uma diminuição nas exportações.

Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)

No dia 1º de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) declarou a redução da Selic, Taxa Base de juros da economia do Brasil, em 0,50%, saindo de 12,75% para 12,25%, a terceira baixa de 0,50% do ano. Mesmo com o IPCA em 12 meses, 5,19%, fora da meta estipulada pelo Bacen, a entidade optou pelo corte na mesma, pois mesmo fora da meta o IPCA se encontra bem próximo do regime de bandas que a Selic pode variar.

As expectativas para a Selic em 2023 permanecem em 11,75%, de acordo com o relatório de mercado atualizado pelo Bacen no dia 10 de novembro.

Desemprego -Brasil

No segundo trimestre de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve redução na taxa de desemprego no Brasil, 8,0%. Os dados indicam 8,6 milhões de desempregados e 3,7 milhões de desalentados (não buscaram trabalho, mas estavam disponíveis). A região que mais acusou nível elevado de desocupados foi o Nordeste (11,3%), seguido do Norte (8,1%), Sudeste (7,9%), Sul (4,7%) e Centro-Oeste (5,7%). Na distribuição de pessoas desocupadas por idade, os resultados apontam entre 25 e 39 anos com uma maior parcela de desocupados, cerca de 35,8%.

As perspectivas do desemprego para o terceiro trimestre de 2023 apontam para uma queda de 7,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PIB -Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o PIB apresentou um valor de R$ 2,7 trilhões no 2º trimestre de 2023, no acumulado dos 4º trimestres sua variação registrou um crescimento de 3,2%. Dentre os setores e subsetores que mais se destacaram no 2º trimestre referente a taxa trimestral foram, Agropecuária-total (17%), Exportações de bens e serviços (12,1%), Indústrias extrativistas (8,8%) e Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (6,9%).

As estimativas para o PIB total (variação % sobre o ano anterior) em 2023, permanecem em 2,89%, conforme relatório de mercado atualizado no dia 10 de novembro pelo Bacen.

Commodities – Petróleo (WTI, Brent e Heating Oil)

Os contratos futuros do West Texas Intermediate (WTI) e Brent ganhavam força hoje no mercado. Às 8h14 o WTI crescia 0,16%, US$ 77,29 e o Brent 0,14%, US$ 81,54. Os futuros do heating oil estão sendo negociados ao valor de US$ 2,80, depois de estimativas da Energy Information Administration (EIA) sobre o consumo total de petróleo diminuírem para 300.000 barris por dia para este ano.

Estima se que até o final deste trimestre o heating oil seja ofertado ao preço de 2,83 USD/GAL, segundo modelos macro globais da Trading Economics e projeções de analistas.

Biocombustíveis – Etanol (Anidro e hidratado)

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), a média de preços para o etanol anidro do Estado de São Paulo apresentou uma alta de 1,16%, com R$ 2,4826/Litro, já o hidratado recuou -0,96% e ficando no preço médio de R$ 2,1857/Litro.

Os contratos de novembro para o etanol, negociados na B³ (Pregão Regular), acusaram variação de -0,94%, com fechamento de R$ 2.165/m³.

INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

Em outubro, o INPC registrou uma variação de 0,12% e 4,14% no acumulado de 12 meses. Dentre os índices gerais e grupos de produtos e serviços, estão: Vestuário (0,51%), Artigos de residência (0,28%), Alimentação e bebidas (0,23%), Saúde e cuidados pessoais (0,23%), Despesas pessoais (0,21%), Educação (0,06%), Habitação (0,01%), Transportes (-0,05%) e comunicação (-0,23%).

As projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) passaram as estimativas do INPC de 4,9% para 4,5% em 2023.

IAVAG em 12 Meses

out/22 1,50%
nov/22 0,46%
dez/22 -0,24%
jan/23 -2,21%
fev/23 1,29%
mar/23 -1,39%
abr/23 -0,53%
mai/23 -0,80%
jun/23 -1,54%
jul/23 0,39%
ago/23 2,94%
set/23 1,87%
Total 1,74%

Em setembro o Índice de Inflação da Aviação Agrícola (IAVAG) apontou inflação de 1,87%, com destaque para oscilação de contratos do heating oil, entre 29 de setembro a 31 de agosto, no qual variou 8,7% em seus preços negociados, seguidos do dólar (1,7%) de setembro a agosto usado com referência para o cálculo de variação, Inflação Americana (0,4%), INPC (0,11%) e Etanol (-1,6%). No acumulado de 12 meses a inflação do setor aero agrícola está com 1,74%.

Fontes

G1, BCB, BLS, BEA, IBGE, TRADINGECONOMICS, CEPEA, NOTICIASAGRICOLAS, IPEA

Cláudio Junior – Economista (CORECONRS 8905), Diretor Operacional SINDAG

Eduardo Tenório – Bacharel em Ciências Econômicas e Assistente de Política e Economia