11 de junho de 2024

Sustentabilidade da aviação agrícola em foco no Agro +

Confira a entrevista ao vivo da presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, ao canal agro da Band na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente

Sustentabilidade não é moda. É algo fundamental. Também não é discurso, é prática. É assim na aviação agrícola brasileira. Esses foram pontos presentes na entrevista da presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, ao jornalista Sebastião Garcia. Foi no programa Agro+ 17 horas da última terça-feira (4), do canal agro da Rede Bandeirantes com sede em Brasília. Hoana participou ao vivo no estúdio da emissora, no Edifício Palácio da Agricultura, falando sobre a agenda da entidade aeroagrícola na capital federal.

Confira no final do texto a íntegra da entrevista

Onde o destaque foi a chamada para o lançamento da cartilha Compromissos da Aviação Agrícola com a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU. O que estava marcado para a quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste caso, como ponto alto da  Assembleia Geral do Sindag, realizada na sede do instituto Pensar Agropecuária (IPA), no Lago Sul. Ela ainda falou sobre o dia de campo com alunos da Universidade de Brasília, programado para o dia 7 – em Unaí/MG, a 160 quilômetros da capital federal.

Na conversa com Garcia, a dirigente aeroagrícola destacou, por exemplo, que 34% da frota aeroagrícola brasileira é de aviões movidos a etanol – o que reduz drasticamente a pegada de carbono do setor. Sem falar da economia de água (até 10x) nas aplicações aéreas, em relação aos equipamentos terrestres. Além do fato de que a própria rapidez e precisão da ferramenta já diminui (e muito) o tempo do equipamento na lavoura (ou seja, menos gases poluentes da queima de combustível).

Sem falar na alta profissionalização do setor e tecnologias de ponta que asseguram o uso racional de insumos (reduzindo a necessidade de produtos). Lembrando ainda a capacidade da aviação para combate a incêndios florestais, reflorestamento de áreas degradadas, povoamento de águas e outras virtudes.