7 de julho de 2024

Precisão Aeroagrícola ativa sua Brigada Aérea em Catalão

Empresa do sudeste goiano colocou três aeronaves na prontidão contra chamas, que vai até o início de outubro atendendo a mais de 30 produtores rurais

A empresa Precisão Aeroagrícola, de Catalão, no sudeste goiano, iniciou no último dia 1º as operações de sua Brigada Aérea de Incêndios para a temporada de seca ano. Com isso, a empresa deve manter até o dia 15 de outubro um plantão de três aeronaves turboélices, com piloto e pessoal de solo de prontidão para eventuais combate a chamas fazendas da região.

No total, são 36 produtores contando este com a proteção da Brigada da Precisão, nos Municípios de Catalão, Campo Alegre de Goiás, Santo Antônio do Rio Verde (Chapadão). Segundo a empresa, com a possibilidade de estender o serviço a outras regiões, caso necessário.

A comunicação da associada do Sindag  com as propriedades atendidas é feita principalmente via WhatsApp, em um grupo com mais de 110 membros entre pessoal da empresa, técnicos e gerentes das fazendas. Na equipe de prontidão, a cada 15 dias é feita a troca da turma.

PRECOCE

No entanto, antes mesmo do início oficial dos serviços da Brigada Aérea, a Precisão já havia sido chamada em junho para combater o fogo nas terras de um de seus clientes. Reflexo de um ano que, até este domingo (7 de julho) já havia registrado 1.161 focos de incêndios desde janeiro no Estado. O que dá 8% a mais do que no mesmo período de 2023 (ano que também teve atuação da Brigada Aérea da empresa), segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em uma estiagem que não só chegou mais cedo, como promete se tornar ainda mais severa no Centro-Oeste. Com reflexos também em outras regiões. Segundo o Inpe, em todo o Brasil, já foram 38.703 focos de incêndio, 53% a mais do que no mesmo período de 2023. Do total dos incêndios deste ano, 37,4% foram na região do Cerrado.

PRERROGATIVA E EXPERTISE

Desde 1969 o combate a incêndios em vegetação faz parte das prerrogativas legais da aviação agrícola. Pelo menos desde os anos 1990 o setor tem atendido regularmente produtores e órgãos federais e nos Estados no combate às chamas em lavouras e reservas ambientais. Em Goiás, o setor também possui brigada aérea na região de Rio Verde, além de estar combatendo incêndios no Pantanal e ter pilotos combatendo incêndios inclusive na África.

Além disso, segundo o último levantamento feito pelo Sindag, em 2020 aviões agrícolas brasileiros lançara quase 20 milhões de litros de água contra chamas, protegendo os principais biomas do País. Naquele ano, foram 10,9 mil lançamentos contra focos de incêndios. Em um trabalho que envolveu cerca de 45 pilotos e 40 profissionais de apoio nas bases e que também ajudou a garantir a segurança de centenas de brigadistas e voluntários nas equipes que atuaram em solo contra os incêndios.

RETOMADA: as equipes da Precisão já haviam atuado forte no ano passado em Goiás …

… e, para este ano, a prontidão contra as chamas iniciou na última semana, com equipes de pilotos e técnicos de solo se revezando a cada 15 dias até outubro

wonderful comments!