12 de agosto de 2024

AGRO E PROSA: aviação agrícola e as metas de sustentabilidade

Os esforços do setor na Agenda 2023 da ONU foram destaque na entrevista do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, no podcast do jornalista Divino Onaldo

A atenção a aviação agrícola brasileira às metas globais de sustentabilidade foi o foco da entrevista do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, veiculada nesta segunda-feira (12) podcast o Agro e Prosa. Na conversa com o comunicador Divino Onaldo, o dirigente destacou o alinhamento do setor aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Inclusive com o lançamento, em 5 de junho, da Cartilha do Sindag com os Compromissos do setor com a Agenda da ONU.

Veja a  íntegra da entrevista no final do texto

A conversa foi ao ar também rádios Morada do Sol, de Rio Verde/GO, e Agro Hoje, de Cuiabá/MT. Cole enumerou diversas metas já conquistadas pelo segmento neste tema. Por exemplo, o fato de 34% da frota aeroagrícola do País ser movida a etanol. O que já supera a meta da ONU de ter 20% das aeronaves movida a biocombustível. Sem falar o esforço do Sindag na promoção da igualdade de gênero – com cada vez mais mulheres em postos de comando, além da própria entidade ter atualmente uma presidente.

O diretor da entidade aeroagrícola também enfatizou predicados como o trabalho dos operadores no combate a incêndios florestais em todo o país, além da economia de água feita com o uso da ferramenta nas lavouras. Sem falar na precisão da ferramenta, que alia produtividade e uso racional de insumos no campo.

“Estamos não apenas cumprindo nossa parte, mas também liderando pelo exemplo, mostrando que é possível conciliar tecnologia, produtividade e respeito ao meio ambiente”, assinalou Colle.

wonderful comments!