23 de novembro de 2020

Aeroagrícola combate incêndio no noroeste gaúcho

A empresa Mercaer Aviação Agrícola protegeu a sede de uma fazenda em São Luiz Gonzaga, enquanto ajudou a eliminar as chamas em 70 hectares de lavoura

A empresa Mercaer Aviação Agrícola, de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, realizou no domingo uma operação de combate a incêndio em São Luiz Gonzaga, no noroeste gaúcho. A operação foi em uma área de 70 hectares com lavoura colhida e soja recém-plantada e a Mercaer colocou dois Cessna AgTruck da empresa. A empresa realizou 16 lançamentos de 700 litros sobre o fogo e conseguiu defender também a sede da fazenda.

O incêndio atingiu áreas de cultura colhida e de soja recém-plantada a cerca de 17 quilômetros da base da empresa na região

Segundo o empresário Jonas Klauck, a equipe da Mercaer havia trabalhado no trato de 600 hectares de milho para um cliente na região e estava preparando o almoço quando veio o pedido de socorro. “Estávamos assando uma carne em nossa base em São Luiz Gonzaga, quando recebemos o chamado. Logo organizamos o combustível e a água, retiramos os equipamentos (de pulverização).” Em seguida a empresa recebeu as coordenadas do incêndio e os aviões começaram a operação.

O incêndio ficava a cerca de 17 quilômetros da pista e o pessoal da fazenda ainda tentou controlar as chamas com uso de máquinas para fazer um aceiro, enquanto os bombeiros não chegavam. “Com isso, eles demoraram para nos chamar e o incêndio se alastrou. Então nos concentramos nos focos maiores”, explica Klauck. Ao mesmo tempo, os bombeiros se encarregaram da ação em terra.

A fazenda não era atendida pela empresa e o pedido de socorro veio a partir de indicação de clientes da Mercaer, que atua há cerca de sete anos na região. Este ano, segundo levantamento do Sindag, a aviação agrícola brasileira já lançou mais de 10,8 milhões de litros de água contra incêndios em todo o País. Tanto em reservas naturais quanto em fogo em lavouras.

wonderful comments!