26 de maio de 2021

Seguem as inscrições para curso de pilotos de combate a incêndios

Aulas vão ocorrer no final de junho, no interior paulista e aprendizado inclui exercícios de lançamento de água e outras rotinas nesse tipo de operação

Seguem abertas as inscrições para o 2º Curso Brasileiro de Capacitação de Pilotos Agrícolas para o Combate Aéreo a Incêndios, que vai ocorrer de 21 a 25 de junho, no interior de São Paulo. A movimentação vai ocorrer na base da empresa Pachu Aviação Agrícola, em Olímpia. O curso é promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes (Astropontes) e pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru/SP. A Pachu é parceira da iniciativa.

Os interessados devem entrar em contato pelo fone/whats (14) 99836-6789.

A primeira edição do curso, em julho do ano passado, teve a participação de 12 pilotos agrícolas, de SP, PR, MT, MS, RS e PA, além de um piloto da Bolívia. Metade da programação é de aulas teóricas e, na outra metade, os alunos precisam fazer pelo menos quatro lançamentos de água em alvos simulando pontos de incêndio. Nesse exercício, os participantes treinam também a comunicação (com fraseologia técnica), circuito, aproximação, ataque e retorno.

Reveja como foi a edição 2020 do curso da Pachu, ITA e Fundação Astropontes:

PAUTA INSTITUCIONAL

Segundo levantamento do Sindag, 2020 fechou com a aviação agrícola tendo lançado cerca de 10,8 milhões de litros de água contra chamas em todo o País. O que reforça a importância que o assunto ganhou na pauta do sindicato aeroagrícola e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola.

Ainda no ano passado, além e apoiar o curso da Pachu, ITE e Fundação Astropontes, as duas entidades promoveram encontros via web para debater o tema. Principalmente a partir da atuação dos pilotos agrícolas contra as chamas no Pantanal, Cerrado nordestino, interior paulista, sudoeste goiano e diversas outras áreas.

Já no começo de 2021, o Sindag e o Ibravag fecharam parceria com a empresa RTC Gestão de Riscos, para consolidar avaliar cenários, aprimorar pessoal e consolidar uma doutrina brasileira para esse tipo de operação. O trabalho também já abrangeu um seminário sobre o tema e a realização do Curso de Introdução ao Emprego de Aeronave Agrícola de Asa Fixa no Combate a Incêndio em Coberturas Vegetais, ocorrido no começo deste mês.