6 de junho de 2021

Brigada da Aerotex ensaia uso de retardante contra incêndios

Produto deverá potencializar o combate às chamas na temporada deste ano e a empresa disponibilizará 11 aviões entre julho e setembro

A empresa Aerotex Aviação Agrícola, de Rio Verde, realizou na última semana testes para o uso de retardante nas operações de combate a incêndio este ano no sudeste goiano. O ensaio (veja o vídeo no final do texto) foi com o produto Hold Fire, que deve ser utilizado na temporada da Brigada Aérea da Aerotex de Combate a Incêndios, que vai de julho a setembro. Ou antes, já que, com o clima mais seco do que o normal para esta época, a empresa não descarta a possibilidade de ser acionada antes por produtores rurais.

Pessoal da Brigada Aérea teve na última semana o treinamento teórico e o exercício prático será realizado no início da quinzena de prontidão de cada equipe

O produto deverá ser acrescentado no hopper (tanque onde vai a água) para potencializar os lançamentos contra as chamas. Como o nome diz, o retardante torna mais lenta a propagação das chamas na vegetação. Assim, quando o avião faz um lançamento, ele não só elimina ou reduz as chamas em um ponto, como dá mais tempo para a equipe de terra se aproximar e completar o serviço. Em última instância, garantindo também mais segurança para o pessoal em solo. Aliás, o retardante incorporado às operações em Rio Verde é biodegradável e tem registro no Ministério da Agricultura.

Este será o quarto ano de operações da Brigada Aérea da Aerotex, que deverá contar com 11 aviões em operação – dois em julho, quatro em agosto e cinco em setembro. Para isso, a equipe de pilotos e pessoal de apoio passou na última semana pelo reforço no treinamento teórico. Já a parte prática para os pilotos deverá ocorrer quando cada profissional assumir sua quinzena de plantão. Isso para não ficar muito tempo sem voar esse tipo de operação – como já é praxe na empresa.