8 de junho de 2021

Marcos Pontes destaca o treinamento de pilotos agrícolas para o combate a incêndios

Ministro reforçou, em uma live, o papel do setor aeroagrícola nesse tipo de missão e o treinamento promovido pela Pachu em parceria com a Fundação Astronauta Marcos Pontes

O trabalho do empresário aeroagrícola Marcelo (China) Amaral no treinamento de pilotos para missões de combate aéreo a incêndios foi lembrado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em uma live na última segunda-feira (7). Pontes falava sobre a solenidade e o jantar pelos 15 anos da Missão Centenário, quando se tornou o primeiro astronauta brasileiro no espaço, em março de 2006. A programação havia ocorrido no sábado (5), em Bauru/SP, com a presença da equipe da Pachu Aviação Agrícola – que fez também uma simulação desse tipo de operação no aeroclube da cidade. “Foi uma demonstração com 1,8 mil litros de água”, lembrou o ministro.

“São pilotos agrícolas que se transformam (também) em pilotos de combate a incêndios”, reforçou Pontes. Ele explicou o funcionamento do curso promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes em parceria com a Pachu e reforçou a importância do trabalho da aviação agrícola na defesa das reservas naturais do País

O curso, aliás, tem sua próxima edição marcada para os próximos dias 21 a 25, na base da Pachu em Olímpia, no interior paulista.