3 de julho de 2021

Anac apresenta na próxima terça (dia 6) a proposta do novo RBAC-137

Reunião via web começa às 14 horas, com o público podendo fazer comentários, sugestões ou apresentar dúvidas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve apresentar na próxima terça-feira (6) a proposta de modernização do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 137, que trata da aviação agrícola. Será a partir das 14 horas, em uma reunião virtual transmitida pelo canal da Anac no YouTube (clique AQUI para acessar). Os interessados em realizar perguntas ao vivo poderão se inscrever para participar do evento, conforme informações que serão divulgadas no início da transmissão. Os espectadores também poderão encaminhar dúvidas pelo aplicativo Slido, cujo acesso estará disponível durante a reunião participativa.

Conforme a Anac, a apresentação vai abordar temas como o novo processo de certificação de empresas aeroagrícolas, a nova filosofia de segurança operacional aplicada às operações em lavouras e em combate a incêndios e a nova abordagem de fiscalização. A reavaliação do RBAC 137 havia sido anunciada em janeiro pela Anac, dentro da Agenda Regulatória do órgão para 2021/2022. Segundo a Agência, o tema faz parte também dos esforços do programa Voo Simples, criado para simplificar procedimentos e desburocratizar a aviação civil brasileira.

Conforme o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a revisão do RBAC-137 já estava prevista desde o ano passado. Ele ressalta que a apresentação da próxima semana não deve encerrar o debate junto à Anac, podendo ainda o documento receber novas contribuições. “Mas é importante os operadores participarem do encontro, para dar mais consistência ao debate”, completa o dirigente.

O RBAC 137 abrange ainda, por exemplo, limitações para os operadores privados (que são produtores ou cooperativas que têm suas próprias aeronaves), regras sobre aeronaves e equipamentos, gerenciamento de segurança, áreas de pouso aeroagrícolas, condições atmosféricas e outros 41 subitens em seu texto. Para o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a modernização das normas acaba coincidindo com uma série de avanços no mercado aeroagrícola. “As tecnologias progrediram e se ampliaram bastante, a capacitação dos técnicos e a própria gestão das empresas aeroagrícolas também estão assumindo perfis mais atualizados”, pondera.

O quê: Reunião de apresentação da proposta do novo RBAC-137
Quando: Terça-feira, 6 de julho
Horário: das 14 horas às 16h30
Onde: Canal da ANAC no Youtube (www.youtube.com/oficialanac)