20 de julho de 2021

Congresso AvAg começa hoje e teve lançamento pelo Canal Rural

Programa deu uma pincelada nos destaques da programação que vai até quinta-feira, com tecnologias, políticas e pesquisas na pauta de palestras, debates e mostras

Com um mercado que aposta em mais de 4% de crescimento para 2021, batendo as 2.450 aeronaves atuando em lavouras no País, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) abre sua programação virtual nesta terça-feira (20), a partir das 9 horas. Serão três dias consecutivos de evento, com inscrições gratuitas e transmitido em tempo real (não será gravado) por uma plataforma digital com ambiente gamificado. Com isso, a programação (que segue até as 18 horas) ocorre simultaneamente nos palcos das palestras e debates e nos estandes das 64 empresas participantes. Sem falar na Cafeteria Virtual – onde os visitantes poderão conversar sobre temas diversos nas “mesas” (na verdade, salas web) de bate-papo.

Para se inscrever gratuitamente e participar, acesse o site:
www.congressoavag.org.br

Uma prévia dessa programação foi apresentada nessa segunda (19) em um programa especial transmitido pelo Canal Rural. O programa foi ao ar das 17 às 18 horas, capitaneado pela jornalista Pryscilla Paiva e tendo no estúdio o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva. Além de uma pincelada na programação e das falas sobre a importância da ferramenta aérea para a produção agrícola do País, o destaque ficou por conta do anúncio, em primeira mão, da parceria entre o instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e o Sebrae. O convênio tem validade de três anos e deve ser assinado nas próximas semanas.

Magalhães participou do programa no estúdio do Canal Rural, falando sobre a programação e projeções de mercado

Além de uma série de ações para o aprimoramento da gestão das empresas e qualificação de seu pessoal, a iniciativa prevê a criação de uma nova certificação para as empresas do setor. O funcionamento foi explicado pelo coordenador de Projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida, e teve as falas também dos presidentes do Sebrae nacional, Carlos Melles, e do Ibravag, Júlio Kämpf. A novidade também prevê desde uma pesquisa nacional sobre a atuação da aviação agrícola até o engajamento das empresas do setor no pacto Global da Onu. O programa marcou ainda a comemoração dos 30 anos de criação do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

PROGAMAÇÃO

“Teremos discussões e apresentações sobre mercado de drones, segurança de voo, eficiência na lavoura, carreiras no setor, em suma: tecnologias, gestão, políticas, pesquisas e diversos outros temas”, destaca o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle. A pauta terá também discussões internacionais. Já nesta terça, uma delas será a Mesa Redonda do Mercosul, abrangendo o Sindag e as entidades aeroagrícolas da Argentina (Fearca) e do Uruguai (Anepa) – as três formam o Comitê Aeroagrícola do Mercosul, presidido este ano pela entidade brasileira.

ABRANGÊNCIA

“A programação do Congresso AvAg abrange o 29º Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola (segundo um revezamento anual com a Argentina e Uruguai). Entre os temas na pauta comum para este ano, sem dúvida o destaque é para a comunicação: aproximação com a sociedade, mostrar a importância do setor na vida das pessoas e os avanços em eficiência e segurança”, assinala o presidente da entidade brasileira, Thiago Magalhães Silva. Além disso, o evento também festeja o centenário da aviação agrícola no mundo e os 47 anos do setor no Brasil – marcando, respectivamente, o voo agrícola ocorrido em Ohio, EUA, em 3 de agosto de 1921 e a operação contra gafanhotos em Pelotas/RS, em 19 de agosto de 1947.

Os visitantes deverão “passear” por um ambiente virtual com estandes, palco de apresentações e até uma cafeteira com “mesas” de discussões sobre vários temas

Diretor do Sindag destaca ainda que a ideia e ter na internet o dinamismo de um evento presencial. “Tudo funciona ao mesmo tempo. Então, se o internauta estiver em uma palestra e resolver sair para olhar o resto da feira, ele pode. Se quiser voltar para a palestra, ele também pode”, explica Gabriel Colle. Em cada estande da mostra de tecnologias e serviços haverá terá uma sala virtual sempre aberta para conversar com representantes da empresa aberta. Isso além do vídeo da empresa, catálogos e até pequenas palestras técnicas ou promoções especiais. “Para completar, ainda temos a mostra de aviação. Na verdade, um avião virtual onde, ao clicar em cima, o visitante acessa vídeos em 360 graus de operações aéreas”, completa o executivo.

Lembrando que o Brasil tem atualmente a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do planeta. Segundo levantamento divulgado pelo Sindag no início do ano, são 2.352 aeronaves atuando em 23 Estados. Não por acaso, nas lavouras com melhor desempenho econômico no agro brasileiro, como soja, cana, milho, algodão e outras. Além disso a aviação tem atuado cada vez no combate a incêndios em vegetação. Tanto em reservas naturais (Pantanal, Cerrado e outras áreas), quanto em lavouras (especialmente no Centro-Oeste e Sudeste).