13 de novembro de 2021

Evento discutiu convivência entre lavouras, bicho-da-seda e abelhas no PR

Sindag marcou presença em encontro via web promovido por entidade do setor primário que ficou em ações de responsabilidade ambiental e boas práticas em campo

“Estamos atuando em conjunto para construir os melhores protocolos possíveis para a coexistência.” A fala do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, abriu o encontro Ação integrada de coexistência entre agricultura, apicultura meliponicultora e sericicultura, na tarde da quarta-feira, dia 10. Ortigara ressaltou que a fiscalização do Estado está mais focada em prevenção e capacitação em boas práticas, mas chamou sobre a responsabilidade de todos os entes no processo.  “Nem apologia aos agrotóxicos, nem condenar a ciência. É preciso observar as condições ambientais, a regulagem dos instrumentos de aplicação e fazer de tudo para mitigar riscos”, citou. O encontro via web foi promovido pelos órgãos ligados ao setor primário no Paraná, em parceria com o Sindag, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e diversas outras entidades.

Confira abaixo o vídeo da integra no evento

A mediação ficou a cargo do coordenador de Sustentabilidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (IDR-Paraná), Benno Doetzer. O evento durou mais de três horas e teve as falas também do secretário executivo do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, além de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapar), Associação Brasileira da Seda (Abraseda), Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado (Fetaep) e da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Por parte do setor aeroagrícola, Oliveira destacou as ações institucionais do Sindag e o esforço de melhoria contínua do setor em sua transparência, no aprimoramento das ferramentas de gestão e, especialmente, em usa eficiência e segurança em campo. Juntamente com a assessora em Documentação do Sindag, Cléria Mossmann, e o assessor técnico Filipe Soares Barbosa, a participação da entidade aeroagrícola abordou também os requisitos para contratação de empresa de aviação agrícola por parte dos produtores, entre outras ações.