5 estratégias de pós-venda para aplicar hoje mesmo
Estava ansioso para saber como fazer o pós-venda no seu negócio? Chegou a hora de compartilharmos 5 estratégias para você aplicar hoje mesmo. Confira!
1 – Seja lembrado
Manter contato com o cliente é uma forma de ser lembrado por ele, mesmo que ele faça reclamações. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para identificar possíveis falhas e aprimorar seu produto ou serviço, além de identificar necessidades do mercado e descobrir, até mesmo, ações que estão sendo realizadas pela concorrência.
Portanto, mantenha diversos canais de relacionamento abertos com seu cliente, seja por e-mail, telefone, WhatsApp, através de visitas ou pelas redes sociais. Mostrando-se interessado, o cliente também se sentirá à vontade para conversar com você.
2 – Produza conteúdo relevante
Faça o cliente perceber que você é um especialista em sua área, produzindo conteúdos que gerem valor para ele. Para isso, conheça a fundo seu produto ou serviço, esteja por dentro das tendências de mercado e, sempre que possível, compartilhe conhecimento com seu cliente, mostrando que você realmente entende do assunto e está pronto para atendê-lo da melhor forma.
Fazendo isso, com periodicidade e consistência, você e sua empresa logo se tornarão uma referência para o cliente, fazendo com que ele não pense na concorrência ao precisar da solução que você oferece.
3 – Conheça o perfil do cliente
Essa é uma estratégia que acompanha todas as etapas da venda e é muito importante, também, no pós-venda. Quanto mais você aprofundar seu conhecimento sobre o cliente, suas necessidades, características, preferências, hábitos e sonhos, mais assertivas serão suas estratégias e mais forte será o relacionamento com ele.
Entendendo tudo isso, você poderá criar promoções mais direcionadas, ofertas exclusivas, produtos e serviços mais personalizados, melhorando a experiência do cliente.
4 – Não tenha medo de resolver problemas
Sua empresa será diferenciada se tiver a capacidade de assumir e resolver problemas, colocando o cliente em primeiro lugar e apresentando soluções rápidas. Treine sua equipe para que ela seja especialista nesse quesito e aumente, significativamente, a satisfação de seus clientes.
5 – Ofereça benefícios extras
Crie programas de fidelização para oferecer benefícios extras ao seu cliente. Além de atrativos para fazer com que ele volte a comprar, você pode, por exemplo, fazer parcerias com empresas ou profissionais para desenvolver programas de vantagens, bônus, descontos etc.
É muito importante que você demonstre ao cliente o quanto ele é único e especial, gerando fidelidade e tornando o relacionamento de vocês cada vez mais próximo e confiável.
Pronto para aplicar essas dicas?
Você não precisa fazer tudo de uma vez – comece colocando em prática uma ou duas estratégias e, com o passar do tempo, aprimore seu pós-venda, adequando as iniciativas que façam mais sentido para a realidade do seu negócio. O que você não pode é se manter inerte, perdendo clientes e oportunidades.
Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas