25 de janeiro de 2022

Alegrete/RS: setor participa sessão da Câmara sobre incêndios

Aviação agrícola foi representada pelo empresário marcos Camargo, em reunião que teve a participação de técnicos da Defesa Civil de outros Estados, senador, deputados e diversas entidades locais

O empresário Marcos Antônio Camargo, da Itagro Aviação Agrícola, representou o setor na reunião sobre ações contra incêndios em áreas de vegetação no Município, realizada na segunda-feira (24), na Câmara de Vereadores de Alegrete. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária da casa e teve a participação de convidados na forma presencial e via web. Além dos vereadores, representantes da Farsul, Sindicato Rural do Município, Associação dos Arrozeiros, Exército e outros convidados, a lista de participantes teve ainda (via web) o deputado federal Afonso Mota (PDT/RS) e o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS). Outra participação via internet foi a do deputado estadual Frederico Antunes (PDT). Já a coordenação ficou a cargo do presidente da Frente da Agropecuária local, vereador Itamar Rodriguez (PP).

Por parte da aviação agrícola, Camargo defendeu o contingenciamento de recursos para um plano local efetivo contra incêndios. Inclusive com o uso de aeronaves. Aliás, sobre os aviões, ele aproveitou para lembrar um manifesto assinado ainda em 2010, sobre as condições das pistas existentes no Município e que precisariam de manutenção ou mesmo reformulação para emprego de aeronaves maiores (turboélices), mais eficientes contra as chamas.

O empresário também chamou a atenção para a necessidade de se abreviar o tempo de chama quando se decide pelo uso do avião agrícola nas operações. Situações em que a demora, tanto por falta de pista próxima quanto por demora no pedido de socorro, pode ser desastrosa.

A sessão teve a participação também de técnicos da Defesa Civil do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, falando sobre mobilização e planejamento contra emergências e como lidar com o impacto de situações adversas. Segundo o vereador Rodriguez, as entidades participantes devem agora elaborar um documento com as principais demandas de cada setor sobre a questão. Para daí se elaborar um plano de ações contra os incêndios.

CAMARGO: empresário reforçou a necessidade de atenção quanto ás pistas do interior e maior celeridade no chamado do apoio aéreo – Foto: Câmara Municipal