21 de março de 2022

BPA: Ibravag abre inscrições para programa com selo de Boas Práticas

O Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) abriu nesta segunda-feira (21) as inscrições de empresas interessadas em aderir ao programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA). A iniciativa é uma parceria entre o Ibravag e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e deve abranger 80 empresas aeroagrícolas. O início das inscrições foi marcado pela apresentação via web de todas as etapas do projeto, que deve durar 18 meses e prevê um aporte de R$ 3,4 milhões.

A apresentação foi via web e ficou a cargo do diretor operacional do Sindag e consultor Sênior do Ibravag, Cláudio Júnior Oliveira, responsável pela metodologia de gestão do projeto. A transmissão teve a participação ainda do presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf, e do coordenador de projetos do Instituto, Rodrigo Almeida.

Confira o vídeo da apresentação no final do texto

… e clique AQUI para se inscrever no BPA

O BPA tem apoio do Sindag e representa o maior investimento já feito na história da aviação agrícola brasileira em capacitação de pessoal e aprimoramento de tecnologias nas empresas. Ele prevê ações que vão desse o diagnóstico completo da empresa até pesquisas de mercado sobre as possibilidades de ampliação da atuação do setor nas lavouras e regiões do País. Sem falar em ferramentas para gestão e divulgação e produtos e serviços. A parceria havia sido apresentada pela primeira vez ao público do agro no último dia 10, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS. Sua meta é atingir diretamente cerca de 5,6 mil profissionais das empresas participantes

A iniciativa abrange treinamento de pessoal segundo os nove pilares da iniciativa: Tecnologia de Aplicação, Governança e Compliance, Foco no Cliente, Pessoas, Processos, Tecnologia de Aplicação, Sustentabilidade Segurança Operacional e Novas Tecnologias. Além disso, as empresas terão 20 horas de mentorias individuais, específicas para os pontos em que forem detectadas fragilidades durante o diagnóstico inicial do programa. “Além da análise e diagnóstico inicial (T0), as empresas passarão por uma pesquisa de diagnóstico intermediário (T1) e outra análise no final do processo (TF), para avaliar como foi a entrega a projeto”, salientou Oliveira.

As entregas do projeto para as empresas abrangem ainda manuais de boas práticas empresariais (com plano de ação personalizado para cada negócio) e para pilotos agrícolas. A lista tem ainda a participação em rodadas de negócios e um TalkSite (site de divulgação e produtos e serviços com sistema de videoconferência para negócios online) hospedado no portal do projeto por 24 meses. O participante que cumprir todas as etapas do projeto receberá ainda o Certificado de Boas Práticas Operacionais, atestado pelo Sebrae e Ibravag.

Para completar, o programa Ibravag/Sebrae mira ainda em articulações institucionais, buscando desde parcerias internacionais até a realização de 10 eventos de articulação do setor até 2023. Sem falar de eventos regionais para apresentação dos resultados das pesquisas sobre principais culturas atendidas pelo setor, e ainda um boletim mensal econômico para as empresas participantes.

INVESTIMENTOS

Dos R$ 3,4 milhões a serem injetados no BPA em um ano e meio, R$ 2,4 milhões serão pagos diretamente pelo Sebrae. Já os outros R$ 1 milhão serão investidos pelo Ibravag e entidades parcerias. Além disso, cada empresa participante investe R$ 13,8 mil, a título de participação. Conforme Oliveira, uma ação de praxe quando se trata de uma iniciativa que está recebe esse volume de recursos públicos federais. “Mesmo assim, um valor simbólico, se considerarmos apenas o trabalho de diagnóstico e o alto nível da mentoria e do treinamento que será dado ao pessoal das empresas.”

O valor pode ser pago em quatro parcelas de R$ 3.450,00. Quem se inscrever até dia 31 e fizer o pagamento à vista, via pix, terá 20% de desconto (passando o valor para R$ 11.040,00). Já quem se inscrever após 31 de marco (até 30 de abril) e pagar à vista, ainda terá um desconto de 10% (passa para R$12.420,00). “Mas é bom lembrar que são apenas 80 vagas, para as mais de 210 pequenas e médias empresas aeroagrícolas do País. Então, quem deixar para depois pode não conseguir vaga”, lembra o coordenador Rodrigo Almeida.

Clique para assistir a apresentação detalhada do projeto

wonderful comments!