3 de junho de 2022

Aerotex faz demostração em Dia D contra as chamas em GO

Associada do Sindag em Rio Verde participou de mobilização promovida por governo e entidades, mostrando  como é o combate aéreo e a importância do emprego da aviação agrícola contra incêndios

A empresa Aerotex Aviação Agrícola, de Rio Verde, teve uma participação especial, quarta-feira (dia 1º), na programação dos preparativos das para a temporada de incêndios em vegetação deste ano em Goiás. Foi durante o Dia D de Aceiros e Podas 2022, promovido pelo Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado.

No evento em Rio Verde, o comandante Ruy Alberto Textor, sócio-gerente da empresa, vez a demonstração de combate aérea às chamas, realizando lançamentos de água sobre um foco de queima controlada – preparado para o evento. O Dia D de Aceiros e Podes ocorreu simultaneamente também em Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia e Morrinhos.

“A intenção foi mostrar como atua a ferramenta aérea nesse tipo de operação e destacar a importância da aviação agrícola na proteção de pessoas, lavouras e biomas contra o fogo”, ressaltou Textor. Aliás, esse será o quinto ano consecutivo que a Aerotex deverá atuar com sua Brigada Aérea de Combate a Incêndios na região de Rio Verde. A temporada das chamas no Estado normalmente vai de julho a setembro.

ESFORÇO CONJUNTO

O Comitê de prevenção a incêndios é composto por 15 entidades, reunindo Corpo de Bombeiros Militar, forças de segurança pública, federações goianas da agricultura e Indústria (Faeg e Fieg), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), sindicatos rurais e outras. Além do grupo, a movimentação teve a participação de prefeituras, entidades comunitárias e outros órgãos em cada cidade.

O Dia D serviu para reunir lideranças locais e produtores dos cinco municípios O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre como prevenir incêndios e demonstrar técnicas de aceiros e podas para deter as chamas. Além disso, os encontros serviram para se mapear possíveis estruturas auxiliares de combate ao fogo em cada região.

Confira as imagens da demonstração da Aerotex no encontro em Rio Verde: