6 de junho de 2022

Ibravag e Sindag promovem aproximação com o Confea

Dirigentes das entidades aeroagrícolas participaram, em Brasília, da plenária do Conselho Federal que abrange os engenheiros agrônomos

Presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf, e o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, participaram, no dia 25 de maio, da reunião plenária 1602 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília. Os dirigentes aeroagrícolas falaram sobre o trabalho e a importância da aviação agrícola para o País, apresentando as duas entidades do setor e reforçando o papel imprescindível dos engenheiros agrônomos nas operações aéreas.

Kämpf aproveitou para destacar a oportunidade de estreitamento das relações do Ibravag e do Sindag com os Conselhos Estaduais de Engenharia e Agronomia (Creas) como forma de fortalecer o setor. Tanto para o desenvolvimento de novas tecnologias quanto no aperfeiçoamento de técnicas usadas pela aviação trato de lavouras, combate a incêndios e, futuramente, combate a vetores de doenças. Sem falar na comunicação: “Em vários Estados, já temos o apoio dos Creas no esclarecimento da sociedade sobre a importância da ferramenta aérea”, pontuou.

O presidente do Ibravag ainda lamentou o viés político seguidamente dado ao debate sobre o agronegócio e o uso da aviação em campo. Muitas vezes com políticos chegando ao contrassenso proporem se proibir a aviação para impedir o uso de defensivos. Como se fosse a ferramenta, e não a praga, o fator determinante para o trato de lavouras. Mais do que isso, retirando de cena a única ferramenta com regulamentação específica, com a melhor tecnologia embarcada e com presença de pessoal técnico in loco em todas as fases da operação. Além de altamente transparente.Os dirigentes estavam acompanhados da coordenadora Administrativa do sindicato aeroagrícola, Marília Luíze Schüler, e foram ciceroneados pela conselheira do Confea Andréa Brondani da Rocha – do Rio Grande do Sul e consultora do Sindag. A comitiva aeroagrícola foi recebida pelo presidente em exercício do Conselho Federal, Daniel de Oliveira Sobrinho e pelos também conselheiros Daniel Roberto Galafassi (Paraná) e Francisco Lira (Piauí).

Marília, Andréa, Colle, Daniel Sobrinho, Kämpf, Galafassi e Lira: comitiva aeroagrícola foi recebida pelo presidente em exercício e conselheiros do Confea

APROXIMAÇÃO FESTEJADA

Conforme Andréa, a visita foi de extrema para aproximar as instituições aeroagrícolas de uma entidade que abrange cerca 1,2 milhão de profissionais das engenharias, da agronomia, geologia, geografia e meteorologia. “Nesse sentido, temos bastante gente com capacidade de atuar no setor e colaborar com projetos de sustentabilidade e boas práticas. Sem falar que muitos atuam em agências regulatórias”, completou.

“Cada vez mais temos que nos manifestar sobre a importância da agrícola, principalmente informando a população sobre a segurança das aplicações de insumos nas áreas agrícolas”, destacou o conselheiro Daniel Galafassi, que também aplaudiu a maior aproximação entre o Sindag e o Confea.  “Temos observado que as empresas do setor possuem uma grande preocupação em seguir integralmente a legislação, refletindo em preservação ao meio ambiente e no alimento seguro a toda sociedade”, completou.

O conselheiro Francisco Lira também saudou a iniciativa das entidades aeroagrícolas. “Ficamos muitos felizes por essa visita. Trata-se da abertura de importante canal para construção parcerias no também a nível de aprimoramento do exercício profissional em especial dos engenheiros agrônomos na área da aviação agrícola”, ressaltou.

O presidente do Ibravag, Júlio Kämpf…

…e o diretor-executivo do Sindag (e engenheiro agrônomo) Gabriel Colle falaram à plenária do Confea