23 de agosto de 2022

Alunos de Agronomia visitam a Aerodinâmica em Sertão/RS

Grupo de 65 estudantes teve palestra sobre o setor, viu de perto das tecnologias das instalações e aeronaves e teve ainda demonstração aérea no Dia da Aviação Agrícola

A empresa Aerodinâmica Aviação Agrícola recebeu na última sexta-feira (19) uma turma de 65 estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A visita ocorreu na base da Aerodinâmica em Sertão, no norte gaúcho e o grupo era composto de alunos das disciplinas de Máquinas Agrícolas e de Tecnologias de Aplicação de Agrotóxicos. Acompanhados, respectivamente, dos professores Daiani Brandler e Gismael Perin e tendo a companhia também dos técnicos da área experimental da UFFS, Maurício Viegas e o Rodrigo Tonin.

Os visitantes foram recebidos pelo piloto-chefe Fabiano Zis e o restante da equipe de pilotos, agrônomos e técnicos da Aerodinâmica. O roteiro começou pelo hangar, com uma apresentação sobre as aeronaves, equipamentos embarcados e legislação sobre o setor. Com ênfase à história, já que tudo aconteceu em plena data dos 75 anos da aviação agrícola brasileira.

Confira no final do texto o áudio das entrevistas e as imagens da visita

“O pessoal da empresa explicou mais detidamente sobre as tecnologias, regulagem dos atomizadores, velocidade aplicação e todos os aspectos técnicos da atividade”, destacou o professor Perin. Ele lembrou ainda que um dos alunos da universidade estagiou na Aerodinâmica e preparou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Engenharia sobre as vantagens da aplicação aérea. Mas, segundo ele, a atividade da sexta “foi muito importante para o grupo, já que (a grande maioria) não conhecia a aviação agrícola”.

RECEPTIVIDADE

Importância reforçada também pela professora Daiani. “Conhecemos também a parte de mistura da calda e o funcionamento do pátio de descontaminação. Depois, tivemos ainda voos agrícolas demonstrando como é a aplicação (em lavouras e simulando lançamento de água em combate a incêndio), altura de voo, velocidade, condições de vento e outros fatores.” A docente agradeceu ainda a receptividade da equipe da empresa e a prontidão da Aerodinâmica em receber os alunos.

“O contato foi muito bom todos foram atenciosos. Essa experiência deve se repetir muitas vezes, porque é uma área muito interessante. A aviação agrícola tem 75 anos e muitas pessoas não a conhecem”, ponderou a professora. Daiani também contou que a percepção foi reforçada por diversas mensagens recebidas dos alunos após a atividade. Todos com o mesmo entusiasmo.

Aliás, entusiasmo também por parte da empresa, em receber visitas de estudantes. “Todas as bases sempre recebem estudantes. Pelo menos um por mês procuramos mostrar a atividade e trazer essas pessoas para perto. Fazemos o nosso melhor”, resumiu o empresário Mario Augusto Capacchi, o Italiano – sócio-gerente da Aerodinâmica.

Confira o áudio dos professores Gismael Perin e Daiani Brandler…

…e o comentário do empresário Mário Capacchi (o Italiano) sobre a visita…

 

…e as imagens da atividade na base da empresa no Norte gaúcho:

AULA: grupo de quase 70 alunos, professores e técnicos visitou a base da Aerodinâmica em Sertão/RS…

…para conferir de perto as aeronaves…

…as instalações…

…a tecnologia embarcada…

…e assistir a demonstrações simulando combate a incêndios (vídeo abaixo) e aplicações em lavouras

 

Comments

wonderful comments!