5 de outubro de 2022

MÉXICO: governo da capital utiliza drones no trato de flores e florestas

Além de aplicar produtos nos canteiros em projeto comunitário, equipamentos agrícolas adquiridos em julho são empregados também em programa de reflorestamento de áreas verdes da Cidade do México

Governo da Cidade do México utilizou, nesta quarta-feira (5), um drone agrícola para aplicar defensivos e fertilizantes biológicos em sete hectares de canteiros de cravos, no bairro San Gregorio Atlapulco (zona sul da capital). A produção de flores ocorre dentro de uma das Comunidades de Aprendizagem Campesinas (Cacs), mantidas pela Comissão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural (Corenadr). Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (Sedema) da Cidade do México, o órgão conta, desde julho, com quatro drones de aplicação, de 26 quilos (peso vazio) e com hopper de 40 litros. Além de drone de captação de imagens. O trabalho junto às Cacs integra o projeto programa Drones Agrícolas Comunitários.

FESTA: aplicação em cravos nesta quarta foi garantir a celebração do próximo dia 2 – foto: Corenadr/divulgação

Os cravos têm, nesta época, um significado especial para os mexicanos, já que são a principal flor utilizada na celebração do Dia dos Mortos, em 2 de novembro. Diferente do Dia de Finados brasileiro, a data no México tem um caráter mais festivo – mas também celebrando os entes que já se foram. Com influência indígena, a celebração lá é marcada principalmente pelo uso das Calaveras, que são representações de caveiras pintadas em maquiagem e decorações.

Porém, voltando aos drones da Corenadr, o governo da capital mexicana também utiliza os equipamentos para reflorestamento e trato de áreas (confira abaixo) recuperadas em zonas de preservação, com meta de plantar 10 milhões de árvores. Neste caso, com o projeto A tecnologia a serviço da natureza, até então inédito no país. O foco é revitalizar principalmente locais atingidos por incêndios, mas os aparelhos são usados também para o monitoramento das áreas de preservação.

Para isso, os técnicos do órgão municipal têm à disposição sementes de 49 espécies de plantas, lançadas conforme o ecossistema de cada local. Já para planejar o que plantar e onde, os técnicos utilizam o drone de captação de imagens.

 

Comments

wonderful comments!