7 de novembro de 2022

Brigada da Aerotek: 28% mais eficiência nas operações contra as chamas

Constatação foi feita pelas usinas atendidas pela empresa no apoio aos bombeiros e brigadistas envolvidos combate a incêndios em vegetação no Sudoeste goiano na temporada 2022

A Brigada Aérea de Combate a Incêndios da empresa Aerotek Aviação Agrícola, de Quirinópolis, registrou uma redução de 28% de área queimada em relação a 2021, entre todos os focos atendidos por sua equipe na temporada das chamas deste ano em Goiás. O aumento da eficiência no uso da aviação agrícola foi constatado pelas usinas atendidas pela Brigada Aérea e atribuído a fatores como antecipação no chamado do apoio aéreo para as equipes de solo. Além de, em especial, a coordenação do Corpo de Bombeiros do Estado – “que esteve presente em praticamente todas as ocorrências”, frisa o empresário Tiago Textor, da Aerotek.

TEXTOR: redução drástica de área queimada comprovada nos locais em que o trabalho teve reforço aéreo da empresa

A Brigada Aérea da empresa registrou na temporada das chamas deste ano 220 horas voadas em combate a incêndios em vegetação, com 680 lançamentos contra o fogo, somando 430 mil litros de água. No cômputo geral, uma redução média de 36% nos três quesitos, no comparativo com as operações de 2021. Reflexo de um 2022 que (ainda bem) teve pancadas de chuvas durante o período de estiagem no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, acalmando um pouco o panorama geral das queimadas.

Conforme Textor, este foi o segundo ano de atuação da Briga Aérea de sua empresa, que durante a temporada das chamas (normalmente de julho a setembro) contou com dois aviões e dois pilotos, além de equipe de solo de prontidão diariamente, do raiar ao pôr do sol. “Com capacidade para decolar em 10 minutos após o chamado, o que significa capacidade de chegar em até 12 minutos a focos de incêndios num raio de 50 quilômetros da base”, destacou.

Dados festejados no vídeo de divulgação do trabalho deste ano da Brigada, publicado neste mês no canal da Aerotek no YouTube e com agradecimentos aos parceiros da iniciativa – confira abaixo: