15 de dezembro de 2022

Aviação agrícola ajuda a combater o fogo no Taim

Empresa Taim Aero Agrícola, de Pelotas, participou nesta quinta-feira das operações contra chamas na principal reserva ecológica do Rio Grande do Sul

A empresa Taim Aero Agrícola, com sede em Pelotas/RS participou nesta quinta-feira (15) das operações de combate a um incêndio que já dura três dias na Estação Ecológica do Taim, no sul do Estado. O fogo teria iniciado por um raio na terça-feira e as chamas estão localizadas em uma área dentro do município de Santa Vitória do Palmar. Conforme o piloto Daniel Grub, 42 anos, ele ajudou os brigadistas em terra a controlar um dos focos. Quando estava fazendo o último voo até a área dos brigadistas, houve uma mudança no vento, que soprava forte e a fumaça tirou a visibilidade da área.

“O vento virou e não consegui enxergar o pessoal no chão. Então procurei um foco visível e lancei a carga”, recorda Grub, que é piloto agrícola desse 2006. As operações ocorriam a 30 quilômetros da pista de decolagem, com 13 brigadistas e voluntários no solo. Quando o piloto retornou de seu último voo, por volta das 15 horas, a operação aérea foi suspensa devido à falta de visibilidade em uma área muito extensa.

HELICÓPTEROS

Para esta sexta (15), as operações devem ficar por conta de dois helicópteros do governo do Estado (um da Brigada Militar e outro da Polícia Civil), ambos equipados com baldes de incêndio (helibuckets). “Eles farão um voo coordenado e nós ficaremos de fora amanhã”, destacou o piloto. O Estado também está enviando para a área 48 bombeiros e outros cinco brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) devem se juntar ao grupo.

Desde 1994 a Taim Aero Agrícola tem um histórico de combate às chamas nos grandes incêndios da área ambiental que lhe empresa o nome. Um dos episódios mais emblemáticos foi em 2013, quando, quando o fogo destruiu 5,6 mil hectares da reserva, que tem 32 mil hectares. No episódio de agora, a estimativa é de que a área queimada já tenha atingido cerca 2,5 mil hectares. A Estação do Taim é protegida por lei desde 1986 e é o lar de pelo menos 30 espécie de mamíferos e 200 de aves.

Desde os anos 1960, o combate aéreo a incêndios em vegetação é uma das prerrogativas da aviação agrícola brasileira. Em 2021, pilotos agrícolas voaram mais de 4 mil horas em operações de contra as chamas em todo o País, realizando 10,9 mil lançamentos contra o fogo. O que, por sua vez, representou 19,5 milhões de litros de água usados para proteger biomas naturais, lavouras e até instalações e residências dentro das áreas de incêndio. As operações envolveram em torno de 30 aeronaves, além de cerca de 45 pilotos e 40 profissionais de apoio nas bases no Pantanal, Cerrado Nordestino, Amazônia Legal e outros locais.

CONDIÇÕES: lançamentos de água sobre as chamas foram interrompidos no meio da tarde, devido à falta de visibilidade pela mudança do vendo junto ao fogo – Foto: Daniel Grub/Taim Aero Agrícola