10 de março de 2023

Revista Globo Rural destaca mulher piloto agrícola

A gaúcha Joelize Friedrich, 33 anos, fala sobre os desafios da profissão, as outras pilotos que lhe inspiraram e os planos futuros  

A trajetória da piloto agrícola gaúcha Joelize Friedrichs voltou a ganhar destaque na última semana, desta vez entre as reportagens homenageando o Dia Internacional das Mulheres (celebrado em 8 de março). Uma das dez mulheres atualmente com licença válida para voar no trato de lavouras (entre os 1.958 profissionais com esse tipo de habilitação no País, segundo a Anac), Joelize também foi a primeira piloto agrícola brasileira a atuar no combate a incêndios florestais.

Em sua entrevista, ele fala sobre a inspiração de outras mulheres que atuam ou atuaram no setor, como a conterrânea Rochele Teixeira (veja AQUI, na pág 7) e a mato-grossense Maria Aparecida dos Santos. Além da pioneira de todas no País, Ada Rogato, que voou em 1948, menos de seis meses depois do próprio nascimento da aviação agrícola brasileira.

Atualmente voando no Mato Grosso e casada com um piloto agrícola (os dois se conheceram voando em combate a incêndios), Joelize fala sobre a flexibilidade exigida para a profissão de piloto agrícola – já que, por exemplo, as propostas de emprego podem vir de diferentes locais, entre outros desafios da atividade. E também revela planos para os próximos anos, como o de ser mãe.

Clique abaixo para conferir a reportagem completa

Comments

wonderful comments!