9 de maio de 2023

Aerotek realiza treinamento de combate para a temporada de incêndios

Empresa goiana reuniu seus pilotos (todos experientes) para repassar os conceitos teóricos e procedimento de segurança, com o treinamento prático previsto para os plantões de julho a setembro

A empresa Aerotek Aviação Agrícola, de Quirinópolis, no sudoeste goiano, reuniu no último sábado seus 17 pilotos para repassar o treinamento teórico de combate aéreo a incêndios. A ação integra os preparativos para a temporada das chamas em lavouras e reservar naturais, que normalmente vai de julho a setembro – durante a entressafra e quando o calor coincide com o período mais seco do ano na região. Conforme o empresário Tiago Textor, a parte prática do treinamento dos pilotos será repassada durante as quinzenas de plantões e deve ocorrer ainda um treinamento para a equipe de solo das operações aéreas.

Segundo Textor, todos os pilotos da casa são bastante experientes e a empresa deve manter seis aviões de plantão durante o período de seca. A Aerotek atua há cerca de seis anos em operações de combate a incêndios em lavouras e há três atende também prefeituras, na proteção de reservas naturais. Considerando as médias desse histórico, a cada ano a empresa voa cerca de 300 horas em operações contra o fogo, realizando cerca de 750 lançamentos que somam mais de 500 mil litros de água.

Pelo sistema de brigada aérea, os participantes (produtores rurais e poder público) dividem entre si o custo do plantão das aeronaves, incluindo pilotos e pessoal de solo para abastecimento de água, combustível e outras tarefas. E quem aciona o serviço paga as horas voadas – com um custo que compensa pela diminuição de perda de área para as chamas, sem falar na proteção de instalações no caminho do fogo e da própria segurança dos brigadistas atuando em solo.

EQUIPE AFINADA: durante os três meses normalmente mais secos na região, pilotos se revezarão em plantões quinzenais com seis aviões…