24 de maio de 2020

Anac publica quinta edição do Guia do Operador Aeroagícola (GOA)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na última quarta-feira (20), versão atualizada do Guia do Operador Aeroagrícola (GOA). Esta é a quinta edição da publicação, que tem como destaque as mudanças no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 91.409, com novas diretrizes sobre novas regras sobre o programa de manutenção das aeronaves agrícolas.

As novas regras entrarão em vigor no dia 1º de junho e haviam sido pauta de uma live promovida entre Sindag e Anac no último dia 23 de abril, com cerca de 100 operadores aeroagrícolas, especialistas em manutenção e outros profissionais do setor. As apresentações e as dúvidas levantadas no encontro ajudaram a compor o novo GOA.

O Guia consolida uma série de esclarecimentos na forma de perguntas e respostas, sobre a regulação de diversas situações do dia-a-dia das empresas de aviação agrícola. A nova edição traz, por exemplo, respostas sobre dúvidas sobre temas desde relações e peças e obrigatoriedade de troca de componentes até documentação obrigatória a bordo durante o translado. Entre questões colocadas no live do final de abril perguntas encaminhadas por e-mail para os representantes da Anac.

A publicação aborda ainda respostas sobre se uma organização de manutenção poder fabricar peças para aeronaves, orientações a respeito do preenchimento do Diário de Bordo de acordo com o RBAC 137, procedimentos para que operadores aeroagrícolas solicitarem o credenciamento de examinadores, instalação de dispersores em aeronaves e outros temas.

Comments

wonderful comments!