5 mitos sobre inovação e o que você pode aprender com eles

Na semana passada, falamos sobre o que é inovação e qual sua importância para as empresas. O texto de hoje tem o propósito de desmistificar alguns aspectos ligados à inovação e mostrar que ela deve ser simples e não complexa.

Quem sabe você tenha algumas dessas crenças enraizadas e, a partir de agora, possa pensar sobre elas de uma maneira diferente. Vamos lá?

#Mito1: Inovação é apenas para grandes empresas

Quando falamos em inovação, muitas vezes criamos a ilusão de que ela é tangível apenas nas grandes companhias e que exigem um alto investimento financeiro.

Quando entendemos que a inovação tem a ver com a proposta de valor que oferecemos ao nosso cliente, entendemos que ela pode e deve ser uma prática de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento.

Um exemplo prático são esses textos que estamos enviando semanalmente (se quiser participar do grupo, mande uma mensagem no whatsapp). Eles surgiram a partir de uma necessidade do mercado e foram uma maneira inovadora de repassarmos conteúdos relevantes para você.

#Mito2: Inovação é um departamento

As empresas devem ter em mente que o processo de inovação não cabe a um grupo de pessoas ou a um departamento exclusivo.

Pelo contrário, a prática da inovação deve ser incentivada entre todos os colaboradores, de forma que a busca por melhoria contínua seja algo intrínseco à cultura organizacional.

#Mito3: Inovação é sobre ter grandes ideias

Quando pensamos em empresas inovadoras, geralmente nos lembramos de Uber, Tesla, Airbnb e outras marcas conhecidas por terem uma ideia de negócio disruptiva.

Entretanto, a verdade é que inovação não tem a ver com ter grandes ideias ou mudanças radicais. Ela está relacionada, sim, a boas ideias que sejam ser aplicáveis!

Na grande maioria das vezes, as pequenas ações inovadoras é que fazem a diferença e podem impactar efetivamente no resultado das empresas.

#Mito4: Inovação é tecnologia

Esse é um dos maiores mitos ligados à inovação e pode ser justificado pelo fato de que boa parte dos negócios que vem chamando a atenção nos últimos anos tem base na tecnologia.

Cabe ressaltar, porém, que a tecnologia é apenas um meio para que a inovação aconteça, ou seja, somente o fato de usar a tecnologia não torna uma empresa mais inovadora.

#Mito5: A inovação vem de fora para dentro

A inovação mais eficaz acontece de dentro para fora, já que a equipe é quem mais conhece o negócio e pode sugerir a implantação das inovações necessárias.

Com uma cultura de inovação interna, a empresa consegue transmitir ao mercado que ela realmente é inovadora. Por isso, é muito importante que essa prática seja incentivada.

Algumas empresas fazem isso premiando o colaborador que apresentar uma solução e comprovar que ela gere resultados, por exemplo.

Como foi, para você, entender esses mitos em torno da inovação?

Esperamos ter esclarecido para você que a inovação deve ser uma prática adotada por qualquer empresa e, uma dica para isso, é desenvolver uma cultura interna para incentivar o surgimento de novas ideias e soluções.

Até breve!

Forte abraço