A imagem que podemos transmitir

Muito se fala em “imagem” da empresa ou do setor. A “imagem” é o que os clientes e a sociedade vivenciam e percebem durante seu relacionamento com determinada empresa. A forma como a empresa trabalha, as atitudes das pessoas e a entrega do trabalho proposto são alguns dos aspectos que levam à formação da imagem perante os seus clientes e todas as pessoas que têm contato com a empresa.

No entanto, o grande público não tem contato com o dia a dia da atividade das empresas de aviação agrícola. A sociedade em geral desconhece tudo o que envolve este setor, especialmente no que tange à tecnologia, cuidados, precisão e profissionalismo.

Além disso, existe ainda um certo preconceito em relação à atividade em si – as pessoas leigas em assuntos de agricultura olham de longe e apenas enxergam os aviões passando defensivos, e isto pode ser até assustador para quem não tem conhecimento sobre o assunto.

Como fica a imagem das empresas de aviação agrícola diante de toda esta população leiga, que está cada vez mais sendo alimentada com informações muitas vezes equivocadas ou nem verdadeiras?

Cada empresa, na sua cidade ou no seu bairro, pode realizar ações que geram benefícios,  transmitem imagens positivas e as aproximam da sociedade. É um trabalho que costuma ser lento, passo a passo, e deve ser constante.

Vejamos um exemplo de atividade que pode muito contribuir neste sentido: realizar uma campanha para arrecadar material escolar para uma escola cujos alunos são oriundos de famílias de baixa renda. A primeira etapa é divulgar esta campanha na região e informar que a empresa de aviação agrícola é o local para recebimento deste material. As pessoas que forem entregar os materiais para doação podem receber um folder da aviação agrícola, ter um minuto de conversa e até mesmo fazer uma visita à empresa, olhar de perto um avião, etc. A outra etapa é quando a empresa vai até a escola entregar o material arrecadado. Pode combinar com a escola e realizar uma palestra para as crianças contando um pouco do trabalho. Isto deve ser documentado e divulgado nos meios possíveis, como a rádio ou jornal da cidade, nas redes sociais da empresa e também junto ao Sindag.

Este é um exemplo de uma ação simples, que gera benefício social e também vai transmitir  uma imagem muito positiva, pois as pessoas têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atividade de aviação agrícola e relacionam a empresa com esta atitude social. Além disso, conversar com as crianças é plantar uma semente muito significativa na conscientização dos futuros adultos acerca do trabalho da aviação agrícola.

Existem muitas formas de transmitir uma imagem positiva e ganhar a simpatia da sociedade. Pense nisto!