A importância do Planejamento estratégico para as empresas

O termo Planejamento Estratégico ou Plano Estratégico de Negócios, é um processo administrativo e gerencial que toda a empresa tem condições e pode elaborar.

Segundo Philip Kotler, esse processo é uma metodologia capaz de estabelecer a direção a ser tomada pela empresa, com o objetivo de integrá-la ao seu ambiente de atuação.

A grande importância da realização de um planejamento estratégico em uma empresa é o foco. A empresa que passa por essa experiência se mantém focada no mercado de trabalho, gerando condições reais de reduzir drasticamente sua improdutividade, que muitas vezes, ocorre em virtude de sua equipe não ter a clareza necessária dos objetivos a serem alcançados.

Outra importância do planejamento estratégico, é fazer com que a empresa saiba exatamente o que pretende e onde quer chegar. Hoje, uma das grandes dificuldades em gerir uma empresa, acontece quando não se tem claro esse objetivo e tampouco em que período se espera chegar ao seu alcance, fazendo com que surjam alguns conflitos, devido a frustações de expectativas.

Segundo Peter Drucker, o planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático, que possui o maior conhecimento possível do futuro. Em outras palavras, é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para alcançar uma situação desejada.

Um dos mitos que existe no ambiente corporativo e que precisamos combater, é o pensamento de que somente as grandes empresas podem ou devem fazer o seu planejamento estratégico. Na verdade, o planejamento estratégico pode ser perfeitamente desenvolvido em todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, com poucos ou com muitos colaboradores. Essa ferramenta também pode e deve ser utilizada até mesmo em nossas vidas pessoais, pois ajuda a dar um direcionamento tanto profissional como pessoal, contribuindo muito no alcance de pequenos objetivos e até mesmo, a alcançar o êxito em desafios muito maiores.

Você já parou, analisou e por algum momento se perguntou, qual é a sua missão aqui na terra? Ou, onde você quer chegar como profissional ou o que almeja em sua vida pessoal? E a sua empresa, tem uma missão com objetivos claros?