Auditorias de Segurança Operacional

Auditorias de Segurança Operacional

Empresas já detentoras de um Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (MGSO) estabelecem neste documento o compromisso de executarem auditorias periodicamente, objetivando identificar perigos, definir o grau de risco associado a cada perigo, encaminhando posteriormente para a tomada de ações preventivas ou corretivas que baixem o grau de risco do perigo a um nível considerado aceitável, tais auditorias podem ser feitas em alguns setores da empresa (Vistorias) ou então em todas as suas dependências (Auditorias). Também uma auditoria ou vistoria pode averiguar se os itens levantados pela auditoria/vistoria anterior foram devidamente tratados e encerrados, ou seja, se as ações corretivas definidas foram de fato eficazes.

Esses processos de auditorias e vistorias devem ser contínuos e são a principal ferramenta de gestão para a garantia da segurança operacional da organização, ou seja, são uma boa forma de avaliar como anda o próprio Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) da empresa.

Para aumentar as chances de maior quantidade de itens detectados, ou condições de perigo observadas em uma auditoria/vistoria de segurança operacional, uma alternativa eficaz é convocar alguém que não esteja vinculado à empresa auditada, um agente externo. Tal ação se justifica na medida em que uma pessoa que não esteja acostumada com o cotidiano da empresa que será auditada, pode observar detalhes que para os funcionários da própria empresa passam desapercebidos. Isso não significa que esses funcionários não possam compor a equipe auditora, eles podem auxiliar, e muito, a pessoa de fora da empresa que estiver apoiando na auditoria que poderá fazer uma série de questionamentos sobre o dia a dia da empresa.

Cada vez mais e mais empresas estão descobrindo o quão benéfico é contratar um consultor externo para apoiar nas vistorias e auditorias de segurança operacional, na maioria dos casos, o preço de um dia de auditoria de um consultor externo sai bem mais barato do que os custos advindos de problemas que não teriam sido detectados justamente na auditoria!

Pense nisso e Sucesso!