Como seguir com segurança?

Existem atividades que para serem executadas, uma série de cuidados devem ser tomados. Essa frase, certamente parecerá muito simplista para os senhores, mas, na verdade, para a atividade em que os senhores atuam e o fazem com primazia, apenas cuidados, não são suficientes.

Para que possam trabalhar, a quantidade de certificações, autorizações e exigências beiram o absurdo. Mas regras são regras e quem está no jogo tem que aceitá-las.

Tenho acompanhado o trabalho das empresas de aviação agrícola e confesso que me assustei bastante com a quantidade de regras e tal.

Assustei-me também com a falta de conhecimento da população em relação a essa atividade. Eles não fazem ideia do quanto essa atividade é regulamentada e segura. Isso inclusive foi tema de minha palestra durante o Congresso do Sindag no ano passado. De lá para cá, infelizmente, a população tem sido bombardeada por informações equivocadas (pela falta de compromisso em ouvir os dois lados de boa parte da imprensa) e também, pela má fé de pessoas que, de forma baixa e rasteira, tentam denegrir de maneira grotesca o trabalho da aviação agrícola.

Todos os dias aparecem novidades sobre isso na mídia, nas redes sociais e principalmente nas rodas de conversas pelas esquinas desse imenso Brasil…

Se ficarmos aqui tentando descobrir o motivo desse crescente e irresponsável “tiroteio” de mentiras não teríamos tempo para outra coisa. Pelas redes sociais esses indivíduos já não se escondem e mostram o quanto podem ser perigosos. Ameaçam de todas as formas e sem nenhuma preocupação de colocar em risco a vida de pessoas que estão trabalhando em uma atividade comprovadamente segura, eficiente, ambientalmente correta e imprescindível para o nosso agronegócio. É justamente aí que pergunto aos senhores: Como seguir com segurança?

Pseudos ambientalistas e apicultores que trabalham à margem da legalidade insistem na retórica de que as atividades não podem coexistir, mas isso na atual conjuntura fica para outro artigo…

Como as autoridades permitem tantas ameaças? Como pode o Ministério Público permitir que seus membros tenham uma ideologia? Como é que a sociedade seguirá segura de que poderá constituir empresas que mesmo atendendo á todas as formalidades exigidas pelos órgãos pertinentes, não serão prejudicadas por uma pequena parcela que conta com tantos holofotes? Acredito que a justiça deve analisar os fatos de forma técnica, de acordo com os fatos e levar em consideração estudos e pesquisas das mais renomadas instituições, reconhecidamente sérias e respeitadas tanto no Brasil quanto no mundo.

Gostaria de garantir duas coisas aos senhores. A primeira delas é que seguirei defendendo a atividade que os senhores representam. Faço isso por saber que trabalham dentro das normas e regras que regem a atividade e as respeitam. A segunda é que buscarei junto aos meus colegas de profissão, mostrar o quanto a informação correta é essencial e fundamental para que nossos seguidores, ouvintes e leitores sintam-se seguros e entendam que os senhores proporcionam como benefício à sociedade a manutenção de nossa segurança alimentar.

É assim que devemos seguir, acreditando na segurança, eficiência e regulamentação dessa atividade tão importante!