Divulgação Operacional (DIVOP), ler ou não ler?

Como todos sabemos, em se tratando de Prevenção, a palavra-chave para que possamos nos cercar de atitudes preventivas chama-se INFORMAÇÃO, então, podemos acessar e utilizar a informação que nos chega, de múltiplas maneiras, sendo uma delas a leitura, entendimento e a aplicação dos ensinamentos que podemos retirar da Divulgação Operacional (DIVOP), que iremos tratar com mais detalhes no decorrer deste artigo.

Iniciamos com a definição de DIVOP, que encontramos na legislação SIPAER, especificamente na Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica 3-3, cujo o título é Gestão da Segurança de Voo na Aviação Brasileira de 2013, que é “permitir a divulgação de informações ou conhecimentos de interesse da prevenção de acidentes aeronáuticos a toda comunidade da aviação brasileira”.

Essa “ferramenta” de Prevenção, já traz em sua definição a palavra informação e portanto a divulgação de qualquer fato e/ou ocorrência que afete a Segurança de Voo deve ser amplamente divulgada e a partir dela serem tomadas providência visando minimizar ou eliminar o risco latente detectado.

Cabe ressaltar que a Divulgação Operacional é oriunda de uma informação recebida através de um Relatório de Prevenção (RELPREV), podendo ser, também originária de uma Recomendação de Segurança de Voo (RSV), após o encerramento de uma investigação de acidente aeronáutico, através do Relatório Final expedido pelo CENIPA, ou até mesmo de uma situação inopinada que envolva aeronave, operação, manutenção e outras, que venham afetar diretamente ou causar riscos inaceitáveis para o desenvolvimento seguro da atividade aérea, em qualquer segmento da aviação.

Em se tratando de aviação agrícola, temos algumas divulgações (DIVOP), que trazem assuntos relevantes, relacionados as aeronaves, componentes, acessórios e equipamentos, que muito podem contribuir para um desempenho seguro desse conjunto (aeronave+tripulante+sistemas).

Esse documento é expedido em formulário próprio, no qual, seguindo uma sequência padronizada, permite ao leitor, tomar plena ciência do assunto em pauta, tipo de aeronave afetada, trazendo no conteúdo o histórico, análise, ações recomendadas e divulgação.

Cada DIVOP, reflete no texto, uma discrepância, que aqui, é apresentada e trabalhada na ótica SIPAER, visando evitar que as atitudes e ações, sejam tomadas para interferir no intuito que os fatores contribuintes originários da ocorrência, não venha a se repetir.

Abaixo um exemplo da apresentação do formulário da Divulgação Operacional, para conhecimento de todos e demonstrar a quantidade de informações que são disponibilizadas no corpo do documento.

Portanto, em nome da atividade segura, enfatizo a necessidade da leitura da Divulgação Operacional, que pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico http://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/divop, que certamente será uma informação direta e efetiva, para trazer até os operadores, gestores, e aqueles envolvidos nas operações aérea, como descrito em parágrafo anterior, mais essa “ferramenta”, para consulta, análise e se for o caso aplicação dos ensinamentos contidos na divulgação.

Voos seguros e boa leitura a todos.