Drogas e Dependência Química o que são e o quanto isso implica na aviação?

Drogas e Dependência Química o que são e o quanto isso implica na aviação?

 

Drogas, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

De uma forma mais clara e objetiva, Droga é toda e qualquer substância natural (Natureza) ou sintética (Laboratório) que altera/modifica o SNC (Sistema Nervoso Central) pensar, agir, sentir, transformando comportamentos e afetando de forma destrutiva o sistema psíquico.

LÍCITA é o nome científico para coisas que são Legais perante as leis e aceito pela justiça. Em uma forma mais clara e voltada para nosso tema, Drogas LÍCITAS são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Mesmo sendo “aceitas” pela sociedade ela não deixa de causar cicatrizes e danos à saúde.

ILÍCITA é o nome cientifico para coisas que não são Legais perante as leis. Em uma forma mais clara e voltada para nosso tema, Drogas ILÍCITAS são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Por serem consideradas ilícitas, são muito mais destruidoras a saúde e a vida.

Drogas Lícitas mais comuns em nossa sociedade são:

Álcool:

Cerveja, Vodka, Wísque, Tequíla, Cachaça, Pinga, Drink’s aromatizados e com acrescimento de frutas e etc.

 

Tabaco:

– Cigarro, Fumo de mascar, essência para narguilé e etc.

Medicamentos:

Comprimidos, Cápsulas, Injetáveis e etc.

 

 

 

 

 

 

Drogas Ilícitas mais comuns em nossa sociedade são:

  • Cocaína, Crack;
  • Maconha, Haxixe;
  • Heroína;
  • Ecstasy (“Balas, Doce”);
  • LSD;
  • Anfetamina;
  • ..

 

Dependência Química

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dependência química é uma doença crônica, progressiva (piora com o passar do tempo) e primária — pois outras doenças aparecem em sua decorrência. A dependência química é um transtorno mental caracterizado por um grupo de sinais e sintomas decorrentes do uso de drogas.

A dependência química deve ser considerada fator de risco eminente quando o usuário começa apresentar sintomas visíveis de desfiguração física (magreza, olhos vermelhos, fraqueza, tremores nas mãos e dificuldade de andar, olheiras, machucados visíveis pelo corpo) e alteração de comportamentos (psicológico abalado, geralmente em surto psicótico recorrente ao abuso do uso de drogas, sono desregulado, sem fome, eufórico ou reprimido, dificuldades em relacionamentos interpessoal, términos de relacionamentos amorosos, mentiras constantes, diálogos sem nexo e etc.).

  • A DQ é uma doença progressiva, ou seja, é um distúrbio psicológico que não sendo tratado ele vem a aumentar seu grau e se tornando cada vez pior. A nomenclatura designada aos usuários de drogas psicotrópicas e narcodrogas é Narcóticos.
  • Vale ressaltar que além das drogas Ilícitas o álcool que é Lícito também é considerado uma droga e pessoas que fazem o uso e abuso de álcool, desencadeando a Dependência pelo álcool etílico são denominados Etilistas.
  • O uso indevido e/ou incorreto de medicações de uso restrito (tarja preta, vermelho e azul) e medicações não restrito a receitas (geralmente tarja amarela) podem ser potencializada com a ingestão de álcool junto a medicação, dessa forma descaracterizando sua fórmula e se tornando uma droga sedativa e/ou alucinógena, desencadeando assim também a dependência pela medicação para estes fins.
  • Então lembrando que o Álcool e as medicações também são drogas que viciam e causa a DQ assim como as outras drogas ilícitas.

 

As drogas mais recorrentes dentro do contexto da aviação

Dentro do exercício profissional da aviação assim como qualquer outro trabalho que exija do esforço humano, sempre existirá problemas e que pode-se estender aos problemas pessoais caso o indivíduo não saiba lidar com suas emoções e sentimentos. Na aviação também não se é diferente, e por terem rotinas longas e talvez estressantes, muitas vezes os pilotos recorrerem ao consumo de Álcool, fármacos psicotrópicos, Cannabis Sativa e Cocaína para “esquecer” dos problemas e ir “trabalhar relaxado”. Só que por muitas vezes o uso e abuso destas drogas levam sempre a criar mais problemas do que resolve-los, e um destes problemas são os acidentes e incidentes aéreos.

Os riscos severos e irreversíveis ao pilotar sob uso ou pós uso da substância.

Sabemos que a aviação é meio de transporte mais seguro do mundo, mas mesmo assim ainda com tanta tecnologia de ponta existem os acidentes e na aviação agrícola não é diferente, ainda mais quando se diz respeito de toda técnica humana para se fazer a execução correta sem danos, como pilotar a uma altura não elevada do solo, manobras de retorno rápidas, as condições de aeronaves e muitas horas de voo para executar o trabalho em um tempo mais curto.

Levando isso em consideração e lembrando sobre os efeitos que as drogas causam em nosso organismo e SNC (Sistema Nervoso Centra), podemos ver claramente os riscos de se pilotar sob efeito ou “ressaca” do uso das drogas citadas.

As possibilidades de ocorrer uma falha humana no modo de executar a pilotagem pode ocasionar o acidente aéreo em que muitas das vezes o piloto não sobrevive a queda.

Desta maneira, sempre será a melhor opção a prevenção do que remediar, ou seja, temos que ser abertos a estes assunto, sempre buscar informações para que possamos assim quebrar este tabu e deixar de lado o preconceito e ajudar sempre que necessário uma pessoa para sair do vício e conscientiza-lo a realizar um tratamento correto e eficaz.