Em meio às crises, quem está online sofre menos

No último texto da coluna aqui no portal do SINDAG, o assunto foi “presença online”, a importância dela para a sua empresa e algumas noções básicas de como devemos proceder para estarmos mais conectados ao nosso público que está presente, também, na grande rede de computadores mundial. Mal sabíamos nós de tudo o que estaria por vir a acontecer à sociedade global, suas mudanças drásticas e emergenciais, e a esse novo modo de vida o qual precisamos, a partir de agora, nos adaptar a termos como rotina. Afinal de contas, há informações de que as pandemias tendem a se tornar mais comuns com o passar do tempo. Entretanto, a verdade é que, enquanto boa parte do mundo “off-line” foi abalada, o “online” seguiu firme, trabalhando e funcionando praticamente sem alterações.

Um novo ano se inicia e todos, muito contentes e esperançosos, acreditam que muita coisa boa está por vir. 2019, um período de crise ficou para trás, mas ninguém imaginava que um ano com um número tão “bonitinho”, tão “redondinho”, 2020, pudesse começar nos atropelando de forma tão cruel. É preciso ter fé, sempre! Afinal de contas, ela, inclusive, move montanhas. E, com certeza, seria bem mais complicado passarmos por tudo isso se a crença de que ficaremos bem novamente não se fizesse presente. Por outro lado, parafraseando um trecho de um provérbio oriental, é importante lembrarmos que “tempos difíceis geram homens fortes”, e são justamente esses tempos difíceis que impulsionam as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e darem passos importantes de sucesso. Foram tempos difíceis que fizeram surgir ou que provocaram uma reinvenção em grandes marcas, empresas e negócios, como Localiza, Uber e Nescafé, por exemplo e, enquanto muitos veem nesses períodos o caos, outros, enxergam oportunidades.

A mãe do autor deste texto costuma dizer que “quando a água bate nas nádegas, a gente aprende a nadar”, o que não deixa de ser uma verdade, levando em consideração os princípios lógicos dessa metáfora. Mas, e, se ao invés de apenas nadar, aprendêssemos a surfar?

A onda dos negócios online disparou subitamente nos últimos dias e todos podem surfar nela: basta apenas saber explorar os benefícios que este momento pode trazer comercialmente. Não importa o ramo de atuação, todos podem ter a sua oportunidade: só é preciso saber como! Você e a sua empresa não precisam, necessariamente, oferecer produtos para serem vendidos em um formato de e-commerce, mas, o importante aqui, é entender que qualquer consumidor também leva muito em consideração a entrega de serviços. Qualidade no atendimento é um diferencial competitivo que não traz apenas uma maior valorização do seu produto, como também fideliza e promove ainda mais o sentimento de confiança e segurança ao consumidor no momento de decidir uma contratação.

O momento atual nos mostra explicitamente, mais do que nunca, o quanto a internet é um canal importante de comunicação e prestação de serviços, e, por mais vasto que seja esse território, sem sombra de dúvidas, ele ainda tem muito o que ser explorado. As possibilidades são infinitas e “o céu é o limite”. Não há nada tão bom que não possa ficar ainda melhor, e porque é que você não pode ser um agente instigador de novidades? O que é que a sua empresa pode oferecer neste momento de crise, fazendo uso da comunicação direta e do feedback rápido que a internet proporciona, que pode acabar mudando de uma vez por todas a maneira como ela se relaciona com os seus clientes atuais e que abre as portas para novas prospecções?

A situação é difícil, mas não é invencível. Em breve, tudo ficará bem novamente e os calos servirão como lembranças de uma experiência que veio para trazer força e coragem a todos.

Junior Dagostim
Publicitário atuante nas áreas de Fotografia, Produção Audiovisual e Webdesign juniordagostim.com.br