Equívocos na gestão comercial

Sei que tem diversos erros na gestão comercial praticados todos os dias, mas hoje em forma de desabafo coloco minha opinião.

Os principais erros em uma gestão comercial são:

1. Falta de comunicação: não existe como alguém comprar algo sem relacionamento, mesmo na internet. Quando vamos comprar em um site andamos por vários sites até que fechamos com aquele que nos passa segurança, que achamos interessante, estabelecemos um relacionamento no silêncio, mas estamos nos relacionando. Na vida do vendedor é ainda muito mais forte. Ninguém compra de alguém que não se tenha o mínimo de relacionamento com a pessoa ou com a marca e relacionamento necessita de empatia, respeito e comunicação. Pense em como você pode estabelecer estas três palavras entre você e seu cliente.
  2. Sem indicação ou referência: chegar do nada em um cliente, sem uma indicação da marca ou por alguém ou referência de algum cliente é a maneira mais complexa de iniciar um relacionamento com o cliente, pois o vendedor está em uma ilha.
  3. Sem se preparar: como um vendedor visita um cliente sem antes saber três coisas: qual o produto que ele produz? Qual seu potencial médio de compra e quanto ele deve estar pagando pelo mesmo produto que eu tenho? É quase que impossível estabelecer um retorno a médio prazo. Precisamos saber até do que ele gosta de esporte, para que no momento tenso possamos jogar na mesa e aliviar a tensão de uma negociação desgastante. Imagina você no lugar dele, não sabe direito o que precisa pois informaram a ele que precisa comprar um produto “X” que ele nem conhece?? Precisamos nos preparar 1 – saber o que ele precisa, através da pesquisa em seus produtos. 2 – Saber qual a venda média dele, para estipularmos nosso investimento e 3 – E quanto o mercado oferece o meu produto a ele, para que possamos estabelecer um valor de mercado atingível e que traga retorno para os dois lados.
  4. Sem dar atenção após a venda – sem dúvida nenhuma o lugar que sou mal atendido após negociar e conseguir um desconto, não volto nunca mais! Eu chego em uma ferragem e negocio uma máquina de cortar grama. Discutimos e no final o vendedor baixa 10%, e com muita raiva e diz que vai me entregar só dali 3 dias. Imagina??? Por que não disse antes?? Aí a máquina chega com defeito e o vendedor diz que não pode me atender??? Puxa nunca mais volto a comprar com ele. Por isso o pós venda é tão importante quanto a briga para ganhar o cliente no início do negócio! Se vendemos, vendemos todos os dias! Estamos caminhando no shopping e avistamos um cliente, e ele vier nos cumprimentar, vamos olhar ele e falar não posso! Não estou em horário de trabalho! Impossível! Temos que atender e se ele passar um pedido anotamos em um “papel de pão” correndo! Temos que sempre dar atenção!