Gestão de equipes em home office: tire suas dúvidas!

Na semana passada, conversamos sobre o que é o home office, como funciona essa modalidade de trabalho e quais as principais vantagens e desvantagens.

Recebemos muitos feedbacks positivos e, hoje, nosso foco será esclarecer dúvidas sobre a gestão de equipes em home office.

Observamos que muitos colaboradores precisaram se adequar ao trabalho remoto e, ao mesmo tempo, os gestores se viram diante de um novo desafio: liderar equipes e manter a efetividade mesmo à distância.

Por isso, nos próximos parágrafos, vamos abordar três tópicos relacionados a esse tema:

1. Como gerir equipes que trabalham em home office
  2. Quais as regras do trabalho remoto
  3. Como garantir a produtividade dos colaboradores

Com foco, organização e objetivos bem alinhados, é possível manter e até aumentar os resultados da equipe. Confira as dicas abaixo!

1. Como gerir equipes que trabalham em home office

Enquanto gestor, tornou-se fundamental que você desenvolva essa nova habilidade de comandar seus colaboradores de forma remota, isso porque o trabalho em home office já é uma tendência e deve crescer nos próximos anos.

Nesse sentido, selecionamos algumas dicas para te ajudar a manter a equipe alinhada mesmo longe da empresa:

– Tenha uma boa comunicação: Garanta que as informações cheguem a todos de maneira fácil e frequente. Comunique as expectativas, estabeleça prazos e processos. Caso a equipe esteja lidando com novas ferramentas e tecnologias neste período, cerifique-se que todos estejam familiarizados e consigam desenvolver seu trabalho.

– Mantenha o contato, mas não exagere no controle: Você pode criar um calendário com seus colaboradores e estabelecer horários para reuniões on-line, coletivas e individuais. É importante que os membros da equipe não se sintam perdidos ou isolados, por isso, saiba dosar o contato, seja por e-mail, ligação ou WhatsApp. Mas cuide para não exagerar no controle e passar a impressão de que você não confia na produtividade de sua equipe.

– Faça videoconferências: Ver o rosto dos integrantes da equipe ajuda a criar um sentimento maior de contato e aproxima o grupo. Além disso, é importante ter esses espaços para que os profissionais conversem e possam trocar ideias.

– Incentive o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: Estimule a equipe a gerenciar seu tempo de forma correta, respeitando horários e desenvolvendo uma rotina saudável. Como gestor, dê o exemplo e evite entrar em contato com os profissionais fora do horário de expediente.

1. Quais as regras do trabalho remoto

Conheça as regras do home office para quem trabalha vinculado a uma empresa:

– O colaborador é pago por produtividade e não por horas trabalhadas, o que elimina a necessidade da empresa pagar horas extras. Em contrapartida, o empregado não precisa fazer o controle de jornada;

– O contrato de trabalho deve definir as atividades a serem exercidas pelo colaborador, além das condições de aquisição ou fornecimento dos equipamentos necessários para o exercício do trabalho;

– Os gastos adicionais, necessários para o cumprimento das funções, deverão ser totalmente pagos pelo contratante.

1. Como garantir a produtividade dos colaboradores

O papel do líder faz toda a diferença para manter os colaboradores produtivos, mesmo trabalhando longe da empresa. Sendo assim, trazemos aqui mais algumas recomendações aos gestores.

Já falamos sobre a necessidade de manter uma boa comunicação com a equipe e garantir que todos tenham acesso a tecnologias e procedimentos para realizar o trabalho com eficácia.

Em momentos de isolamento social, especialmente, a liderança deve se preocupar também em oferecer suporte emocional aos colaboradores. É normal que as pessoas se sintam inseguras, ansiosas e estressadas com a situação, pois grande parte dos trabalhadores não conseguiu se preparar para essa mudança.

Manter o espírito de equipe é outra tarefa para o gestor. Organizar encontros on-line e criar espaços para que as pessoas interajam e descubram interesses em comum é uma boa maneira de engajar a equipe.

Para finalizar, o líder precisa reconhecer os bons resultados e demonstrar gratidão. Os feedbacks constantes ajudam a aprimorar o time e manter o alto desempenho, ainda mais quando não há um contato presencial.

Até breve!

Forte abraço!