Home office: O que você precisa saber sobre essa modalidade de trabalho

Nos últimos meses, em função das medidas de isolamento social ocasionadas pela pandemia do coronavírus, uma modalidade de trabalho passou a fazer parte do cotidiano de muitos profissionais: o home office.

O que antes era algo incomum, para a maioria dos negócios, acabou se tornando uma necessidade, levando empresas e empregados a se adaptarem a essa nova realidade.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o home office, não se preocupe! Ao longo do mês de junho, vamos compartilhar, por aqui, tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de trabalho.

Para começar, no texto de hoje, abordaremos:

1. 1) O que é o home office
  2. 2) Como funciona esse tipo de trabalho
  3. 3) Quais as principais vantagens e desvantagens

Esperamos que você aproveite a leitura e consiga tirar suas dúvidas sobre o tema. Vamos lá?

1. O que é o home office

Apesar do termo home office, na tradução literal, significar “escritório em casa”, ele não se limita apenas a isso e se caracteriza pelo exercício das tarefas diárias fora das dependências da empresa.

Ou seja, os profissionais que atuam em home office podem adotar outros locais alternativos além da casa – pode ser uma cafeteria, uma biblioteca, um hotel ou um coworking, por exemplo – onde possa levar seu notebook e smartphone e ter acesso à internet para realizar suas tarefas.

1. Como funciona esse tipo de trabalho

Já destacamos que o home office pode ser realizado na própria residência do colaborador ou em um local de sua escolha.

O importante é buscar um ambiente tranquilo e organizado, para que possa trabalhar com o mínimo de distrações e interrupções.

Neste artigo, ainda não vamos nos ater às questões legais, mas vale ressaltar que o home office pode ser dividido em duas submodalidades:

– Trabalho 100% remoto: O colaborador não precisa comparecer na empresa e, nesse caso, as reuniões são realizadas pela internet, em ambientes virtuais;

– Home office híbrido: É uma mescla de trabalho remoto e presencial, onde empregador e empregado podem estabelecer quais dias da semana se reunirão de forma presencial.

1. Quais as principais vantagens e desvantagens

Assim como o trabalho tradicional, o trabalho remoto tem suas vantagens e desvantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Portanto, é importante que você as conheça para conseguir planejar e se adaptar melhor a esse cenário. Confira:

Vantagens

– Economia de tempo e redução de custos com transporte e alimentação fora de casa;

– Maior autonomia e flexibilidade para gerenciar seus horários de trabalho;

– Mais qualidade de vida, por conseguir conviver mais tempo com a família, se alimentar melhor e ter mais tempo para outras atividades;

– Maior atração e retenção de talentos, já que as novas gerações se adaptam mais fácil a essa rotina de trabalho.

Desvantagens

– Mais distrações durante o trabalho, como visitas, telefonemas, animais de estimação etc.;

– Maior carga de trabalho, se o colaborador não tiver disciplina e organização para delimitar e cumprir seus horários;

– Falta de socialização, que pode prejudicar emocionalmente o profissional e também deixá-lo desatualizado em relação à carreira;

– Vazamento de informações, já que o computador doméstico geralmente tem menos segurança em relação a ataques e vírus.

Para finalizar…

Se você chegou até aqui, quero saber sua opinião: O conteúdo foi relevante pra você?

Até breve!

Forte abraço!