INFLUENCIAR X MANIPULAR, como saber a diferença?

INFLUENCIAR X MANIPULAR, como saber a diferença?

Continuação dos chefes tóxicos. Que tipo de indivíduo você é, ou tem ao seu lado? A influência e a manipulação tem sido utilizada diariamente para atingir objetivos mas qual diferença entre elas e quanto tempo elas duram?

Influenciar ou manipular…

É uma maneira de atingir objetivos (ponto). Porém existe um abismo gigantesco entre essas duas variáveis.

Vejamos algumas características de ambas variáveis:

1. Atuar: das duas formas você precisa atuar. Para isso precisa dominar suas emoções, para que não transpareça aquilo que você não quer. Se não quer parecer apavorado, treine isso na frente do espelho.

2. Oratória: você precisa saber se comunicar da forma verbal, isto é com palavras e da forma não verbal, que são os gestos, olhares, cabeça e ações. As pessoas só darão crédito a você se realmente elas entenderem o que você quer.

3. Empatia: Se queres exercer força sobre alguém você precisa se assemelhar a pessoa e se colocar no lugar dela. Em uma pesquisa realizada no ano de 2017 pela Endelmann, as pessoas acreditam nos seus pares, naquelas que fazem a mesma função que a sua, ou passam pelos mesmo desafios. Geralmente, o chefe não tem tanta razão, a não ser que ele se coloque sempre no mesmo lugar que seus liderados.

4. Carismático: Para termos criatividade, um autor antigo diz que o bom humor é fundamental. Geralmente, pessoas carismáticas conseguem o que querem, pois tem a arte da comunicação positiva. Alguns detalhes sobre essas características:

a. Olham no olho das pessoas e tratam elas como sempre gostariam de serem tratadas, com cuidado, respeito e admiração.

b. Passam leveza em suas falas.

c. Passam para seus colegas confiança no trabalho.

d. Sempre tem alguma ideia ou solução para diversos problemas.

5. Desafie: os liderados gostam de solucionar problemas, por isso, desafie colocando que necessitará de um apoio maior do seu funcionário em determinado projeto, mas cuidado, se ele estiver sobrecarregado, pode acabar perdendo.

6. Espelho: sempre tem alguém perto que pode nos ensinar. Veja como cada uma dessas pessoas trabalham e siga seu modelo. Certamente, fará total diferença.
Conceitos

Tanto a *influência quanto a manipulação* utilizam destas ferramentas, porém o abismo que separa essas duas formas de trabalho é a verdade, transparência e o exemplo. Vamos aos conceitos:

* Influenciar tem a ver com exercer uma ação, uma ascendência sobre alguém ou algo, que deixasse subjugar-se por esta ação, através do prazer em ser útil.

– O influenciado se deixa ser levado, pois foi convencido que esse é o melhor caminho.

* Manipulação tem a ver também com uma ação sobre a outra pessoa, que deixasse subjugar-se por esta ação, porém pelo medo.

– O manipulado não sabe toda a verdade e é obrigado a aceitar as condições colocadas pelo manipulador.

Vejamos algumas características da manipulação

1. Transparência: Geralmente o manipulador não abre toda a verdade. Em alguns casos faz uma pergunta capciosa, para ver a reação e dar o golpe final. Às vezes ele coloca medo e alivio depois, para gerar uma ação na pessoa.

2. Culpa: Essas ações escondidas podem vir com pitadas de culpa. O manipulador coloca a culpa na pessoa, para que ela se redima fazendo o que ele quer. Em alguns casos ele se faz de vítima para buscar o sentimento no outro de solução para aquele problema. As pessoas gostam de ser heróis, pelo menos por um instante.

3. Suborno: Pode sim, usar o suborno como ferramenta. O manipulador trabalha com uma caixa de ferramentais.

4. Usuário frequente: essas pessoas manipuladoras, normalmente deixam no ar o que são, pois ela foca em uma pessoa e acabam mostrando as outras pessoas quem ela é.
Concluindo

Todas as pessoas podem escolher de que forma irão se posicionar, porém essas ferramentas podem atrapalhar ou contribuir com a caminhada.

O manipulador pode exercer sua função por um tempo, pode alcançar metas de forma rápida, porém ele é tóxico, e seu ciclo é curto com seus liderados. Ou ele é demitido ou seus liderados. Tudo é muito rápido e não duradouro, pois as mentiras logo aparecem e ele fica descoberto.

Já o influenciador, PEDE o que ele FAZ. Ele é exemplo. Enquanto o manipulador não faz de forma plena o que ele manda os outro fazerem, o Influenciador gosta de apresentar o que ele fez e deu certo, mas deixa com que as pessoas desenvolvam seus projetos, através da valorização do profissional. E esse é o pensamento dele! Não é superficial.

Se colocássemos na balança da vida, certamente o manipulador notaríamos que tem seus dias contados, pois ninguém consegue esconder tanta coisa por muito tempo, logo suas fragilidades psicológicas ficam à tona e as pessoas automaticamente, por medo, acabam se afastando. Por isso, influência, como caminho, traz positividade e crescimento não somente a quem influencia, mas a quem está sendo influenciado.