O que é inovação e qual a sua importância para as empresas?

É muito comum ouvirmos frases do tipo “se sua empresa não estiver inovando, ela está morrendo”.

Porém, no dia a dia, temos a sensação de que, se não estivermos fazendo algo grandioso, tecnológico, altamente inovador, estamos nos perdendo no meio do caminho e indo em direção ao fracasso.

Isso acontece porque, muitas vezes, a palavra inovação assusta e inovar parece algo distante e complicado.

Por isso, no mês de julho, nos dedicaremos a falar mais sobre esse tema, desmistificando algumas ideias em torno da inovação e mostrando que ela é possível e pode ser incentivada dentro das empresas.

Para começar, vamos à pergunta essencial:

O que é inovação?

Como já mencionamos, inovar não é ter uma ideia genial. É a soma de criatividade, atitude e resultado, ou seja, pode ser definida como uma “novidade ou melhoria que gera valor para indivíduos e organizações e pode ser implementada no mercado”.

Isso não depende, necessariamente, do uso da tecnologia. Da mesma forma, a inovação não precisa gerar grandes resultados financeiros ou econômicos. Muitas vezes, ela traz contribuições significativas no âmbito social ou ambiental, por exemplo.

Resumindo, podemos dizer que inovar é encontrar uma nova solução para um problema e construir uma vantagem competitiva em um mercado com concorrência acirrada, gerando benefício e agregando valor para pessoas e empresas.

Qual a importância da inovação para as empresas?

Além da vantagem competitiva, a inovação é uma questão de sobrevivência para as empresas, sejam elas de micro ou de grande porte. Quando a organização não inova, está mais vulnerável e entra em estagnação.

Por isso, é importante que a inovação não seja vista como um custo e, sim, faça parte da cultura da empresa, já que, muitas vezes, inovar não está relacionado a investir, mas em fazer pequenas mudanças que geram um impacto significativo no negócio.

Se você tem uma transportadora, por exemplo, pode ser uma inovação encontrar um jeito mais eficaz de armazenar as embalagens no caminhão. No caso de uma loja, você pode inovar apresentando seu produto de uma forma diferente, que gere mais vendas.

Considerando situações como essas, é válido dizer que as empresas inovadoras pensam de dentro para fora, criando capital intelectual, conversando com seus colaboradores e enxergando problemas como oportunidades.

E aí, ficou mais claro para você?

Se você ficar com alguma dúvida ou quiser compartilhar suas experiências com a inovação, não hesite e mande seu recado!

Até breve!

Forte abraço!